O sinal analógico de televisão foi desligado na quarta-feira (31) em Curitiba e outros 26 municípios da região, dando início ao cronograma de migração para a TV digital no Paraná. Outros 128 municípios do interior do estado vão passar pelo mesmo processo no dia 28 de novembro de 2018, quando o sinal analógico será desligado e a transmissão dos canais de tevê será feita exclusivamente através do sinal digital. Já 244 cidades paranaenses devem ter a migração concluída até o fim de 2023, ainda sem uma data específica para acontecer o desligamento.
Confira o cronograma completo para o Paraná
Desde 2016, o sinal analógico de televisão vem sendo desligado, gradualmente, nas cidades brasileiras. O objetivo é liberar a faixa de 700 MHz, que estava sendo utilizada para transmissão do sinal analógico, para oferecer internet 4G — o que deve proporcionar melhorias na velocidade e disponibilidade das conexões. Além disso, o sinal digital de televisão proporciona imagens mais nítidas e com raras chances de interferência.
Aparelhos de televisão com conversor integrado (normalmente de tela plana e com selo DTV) já estão aptos a receber o sinal digital. Aparelhos mais antigos, como os de tubo, precisam ter um conversor externo instalado e uma antena para receber o sinal digital. Aparelhos sem conversor não vão mais transmitir a programação dos canais televisão a partir do desligamento do sinal analógico. Quem tem TV a cabo, já recebe o sinal digital de televisão e nada muda.
Veja se a sua TV já está apta a receber o sinal digital
Famílias beneficiárias de programas sociais, como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa Minha Vida, têm direito a receber um kit gratuito contendo conversor externo e antena para adaptar televisores antigos. O conversor é o equipamento responsável por transformar o sinal digital em analógico, permitindo que a TV continue transmitindo a programação. Já a antena é responsável por captar o sinal. O agendamento para retirada do kit é feito através do site da Seja Digital (sejadigital.com.br/kit) ou pelo número 147. A ligação é gratuita.