O banco Santander anunciou nesta quinta-feira (27) o lançamento de uma carteira digital para o aplicativo Santander Way para Android. Clientes usuários da plataforma poderão realizar pagamentos em lojas físicas sem precisar de seus cartões de crédito ou débito, usando apenas seus celulares.
LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia
De acordo com comunicado enviado à imprensa, o banco estima que dois milhões de clientes poderão utilizar essa forma de pagamento. Ela ficará disponível em smartphones que possuam o recurso NFC (Near Field Communications), que permite transferir dados por proximidade, apenas encostando o celular em outro equipamento.
“Para fazer um pagamento por aproximação”, explica o banco, “o cliente entra no Santander Way, clica no botão NFC, habilita seu cartão – nesta etapa, o Santander homologa o plástico e o aparelho –, informa o código de segurança (CVV) e a validade do cartão e digita a senha enviada por SMS ou via token”.
Assim como ocorre no Samsung Pay ou Apple Pay, para efetivamente realizar uma compra basta aproximar o telefone de uma maquininha de pagamentos habilitada a essa tecnologia. A transação é desbloqueada via senha do celular ou fazendo a leitura de impressão digital, também no aparelho.
E o iPhone?
Em 2014, a Apple incluiu suporte à tecnologia NFC no iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Todos os modelos posteriores, além do Apple Watch, relógio inteligente da marca, contam com ela.
Entretanto, a Apple limita o uso do NFC ao Apple Pay, sistema de pagamento móvel da empresa. Isso explica a ausência do recurso de carteira digital no Santander Way para iOS.
O Apple Pay ainda não funciona no Brasil e não há previsão de quando o recurso será lançado aqui.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião