O Santander começou a testar uma tecnologia que permite o pagamento de compras online usando apenas reconhecimento facial ou impressão digital. Criada pela Mastercard e chamada de Identity Check Mobile, a solução reconhece a identidade do dono do cartão apenas por biometria — seja por impressão digital ou reconhecimento facial, sem a necessidade de digitar a senha.
A solução está em fase de testes desde o dia 29 de novembro com 120 mil clientes do Santander e é válida somente para compras feitas no site da Dafiti, um e-commerce que vende roupas e acessórios. A Dafiti foi a primeira varejista a fechar a parceria com o Santander e a Mastercard para utilização da tecnologia, mas outras empresas também poderão aderir à novidade ao longo do próximo ano. O banco pretende disponibilizar a ferramentas para todos os seus clientes até o fim do primeiro semestre de 2018.
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Para usar a ferramenta, os clientes selecionados pelo Santander precisam baixa um aplicativo chamado “ID Check para Santander” e cadastrar seus dados biométricos. O cadastro é feito através do sensor de impressão digital, normalmente localizado junto ao botão de início ou na parte traseira do celular. Já a biometria facial é cadastrada usando a câmera frontal do aparelho. Celulares com sistemas operacionais Android (versão 4.4 ou superior) e iOS (a partir da versão 8) são compatíveis com a tecnologia. Contudo, para autenticação por digital, é necessário ter um modelo com sensor de digitais.
Depois de cadastrar os dados biométricos, os clientes podem fazer suas compras normalmente no site ou aplicativo da Dafiti. Ao fechar o carrinho e confirmar o pagamento com um cartão de crédito ou débito do Santander, uma notificação será enviada ao celular do consumidor para autenticação do pagamento via biometria (impressão digital ou facial, a depender da escolha do cliente). Basta seguir as orientações e concluir o pagamento.
O vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard, Paulo Frossard, afirma que a autorização de um pagamento por senha é bastante segura, mas que o reconhecimento biométrico possui duas camadas de proteção. A primeira é a própria biometria e/ou reconhecimento facial e a segunda, a necessidade de autenticação do aparelho do dono do cartão.
A Mastercard destaca, ainda, que por meio do Identity Check Mobile, a autenticação das compras on-line é realizada com base nas características físicas do consumidor, o que torna a operação ainda mais segura. A tecnologia também evita que o consumidor fique decorando e gravando senhas e códigos que podem ser perdidos ou esquecidos.
O Identity Check Mobile foi criado pela Mastercard e lançado no Brasil em novembro do ano passado e pela primeira vez está sendo utilizado por um banco em parceria com varejistas.