O superjumbo A380 da Airbus enfrenta o risco vergonhoso de ser depenado para ter suas peças vendidas separadamente se não forem encontrados operadores interessados em alugar os jatos mais antigos que estão sendo devolvidos pelas grandes empresas aéreas.
O avião de dois andares pode ser cortado para se recuperarem motores e outras peças que valem pelo menos US$ 100 milhões por avião, de acordo com o gestor de fundos alemão Dr. Peters, que possui quatro A380 que devem ser devolvidos em breve pela Singapore Airlines após a expiração de contratos de arrendamento de 10 anos.
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Ao mesmo tempo, as negociações continuam com seis operadores potenciais dos jatos, incluindo uma companhia aérea asiática de baixo custo que os usaria com uma única classe de 700 lugares, disse o diretor executivo, Anselm Gehling. Entre os possíveis clientes também estão transportadoras nos EUA, que até agora recusaram o modelo, e a Europa, onde a IAG, proprietária da British Airways, continua avaliando a implantação dos A380 usados âânas companhias aéreas do grupo.
“Nosso principal objetivo é encontrar novos arrendatários”, disse Gehling. “Nós também estamos dispostos a vender a aeronave, já que algumas companhias aéreas nos disseram que prefeririam isso. Ainda assim, quase não há peças sobressalentes quando se trata de motores para o A380, então pode fazer sentido realizar o desmanche de um ou dois aviões.”
A Airbus ficou sem vender novos A380s no ano passado e apresentou uma renovação do modelo com winglets para a economia de combustível e 80 assentos extras para melhorar seu apelo comercial. A Boeing, no mês passado, abandonou a categoria de aeronaves gigantes, dizendo que não vê um futuro a longo prazo para o avião da Airbus ou para o seu 747.
Alternativa lucrativa
O desmanche pode ser uma opção lucrativa mesmo para aviões relativamente novos, com componentes – especialmente elementos de turbina – cuidadosamente gerenciados no mercado de reposição. Os termos de locação originais do A380 exigem que eles sejam devolvidos com motores, trem de pouso e unidades de energia auxiliares efetivamente como novos.
Um porta-voz da Airbus disse que a fabricante de Toulouse, na França, continua confiante no mercado de A380 de segunda mão, acrescentando que os aviões usados ââapresentarão uma oportunidade de crescimento para novos operadores e empresas com novos modelos de negócios.
Enquanto o remarketing dos A380 arrendados está sendo feito em conjunto com a Airbus e a Doric, que possui outro avião da Singapore Airlines, o Dr. Peters também contratou a Sparfell & Partner para buscar potenciais clientes VIP para suas quatro aeronaves, com do revendedor suíço fazendo anúncios com o apelo de um avião presidencial em seu site.
Algumas empresas também estão discutindo arrendamentos curtos de dois a quatro anos, a fim de avaliar a utilidade de operar um A380, para em seguida assinarem termos de cinco anos, se os aviões se revelarem lucrativos, disse Gehling. A Doric disse há um ano que a aeronave estava sendo oferecida com um desconto de 40% para a taxa de aluguel mensal de US$ 2 milhões para uma nova versão.
Para os investidores, depenar os A380 – que tinham um preço original de cerca de US$ 250 milhões quando foram comprados – deveria oferecer um retorno decente, disse Gehling. Depois de 10 anos, eles teriam devolvido de 65% a 70% do investido e precisariam de US$ 55 milhões a US$ 60 milhões agora para não dar prejuízo, enquanto um A380 poderia render até US$ 120 milhões em componentes.
A Singapore Airlines tem pedidos para mais cinco superjumbos que manterá em sua frota à medida que seus primeiros aviões forem devolvidos.