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Single’s Day, evento chinês maior que a Black Friday, vende US$ 1 bilhão em apenas 2 minutos

Edição de 2016 do 11/11 Global Shopping Festival, organizado pelo Alibaba | Divulgação/Alibaba
Edição de 2016 do 11/11 Global Shopping Festival, organizado pelo Alibaba (Foto: Divulgação/Alibaba)

Com US$ 1 bilhão em vendas em apenas dois minutos, começou na China o maior evento de compras on-line do mundo, o Single’s Day ou 11/11 Global Shopping Festival, organizado pelo Alibaba. Durante 24 horas, os sites do gigante do comércio eletrônico chinês vão reunir 140 mil marcas e mais de 15 milhões de produtos para um dia de promoções capaz de movimentar bilhões de dólares e superar - em muito - a Black Friday, o Cyber Monday e o Prime Day, tradicionais datas do e-commerce no Ocidente.

O evento começou à meia-noite do dia 11 de novembro na China, 14h desta sexta-feira (10) no horário de Brasília. O presidente do Alibaba, Daniel Zhang, fez a contagem regressiva na sede da empresa em Xangai e, pontualmente à meia-noite, os telões começaram a exibir ao vivo o volume de vendas gerado a cada segundo. O evento conta, ainda, com um show televisionado ao vivo na Mercedes Benz Arena, também em Xangai, que reúne artistas, como Pharrell Williams, Maria Sharapov, Kris Wu e Karen Mok.

Segundo o Alibaba, o volume de vendas nos seus marketplaces superou US$ 15 milhões nos primeiros 11 segundos do dia de promoções. Na marca de 28 segundos, a empresa atingiu US$ 150 milhões. Em dois minutos, foram US$ 1 bilhão em volume de vendas, com a grande maioria das transações (93%) sendo feitas pelo celular. Em uma hora, seis minutos e nove segundos, foram US$ 10 bilhões.

O Alibaba afirma que a maioria das transações por segundo ocorre, normalmente, no início do evento, com o fluxo diminuindo ao longo das horas. Nos primeiros minutos, os sites da empresa registraram 325 mil transações por segundo e foram processados 256 mil pagamentos por segundo, número 2,1 vezes mais do que no ano passado.

A expectativa é que o Alibaba registre US$ 24 bilhões em vendas durante as 24 horas do evento. No ano passado, a gigante do comércio eletrônico chinês movimentou US$ 17,79 bilhões no Single’s Day, valor superior à Black Friday, que vendeu US$, 3,3 bilhões, ao Thanksgiving Day, com US$ 1,9 bilhão, à Cyber Monday, com US$ 3,5 bilhões, e ao Prime Day, com cerca de US$ 1 bilhão.

Histórico

O Single’s Day surgiu em 1993, dentro de uma universidade chinesa, para comemorar o dia do solteiro. A data escolhida foi o dia 11 de novembro (11/11), em alusão ao numeral um, que representam uma pessoa solteira. Em 2009, o Alibaba se aproveitou da festividade para aumentar as compras on-line e lançou o 11/11 Global Shopping Festival.

O festival, que começou com a adesão de apenas 27 comerciantes que vendem dentro dos sites do Alibaba, se transformou em pouco tempo no maior evento de compras on-line do mundo. No ano passado, reuniu 100 mil comerciantes dentro dos sites do Alibaba e movimentou US$ 17,79 bilhões em vendas durante 24 horas.

Novidades

Para este ano, o Alibaba conseguiu aumentar o número de parceiros. A empresa reuniu 140 mil marcas, sendo 60 mil internacionais, para vender mais de mais de 15 milhões de produtos em promoções durante 24 horas. O maior volume de vendas é esperado para as primeiras horas do evento, com o fluxo de compras diminuindo com o passar do tempo.

O fundador do Alibaba, Jack Ma, também está usando o evento deste ano para testar o seu plano de renovar tecnologicamente o varejo tradicional na China. O grupo quer que as milhares de lojas físicas da China participem também do Single’s Day oferecendo produtos em promoções para os clientes em suas lojas.

Para isso, as outras empresas do grupo Alibaba - em especial a de computação em nuvem, entrega e pagamento -, visitaram 10% lojas de conveniência da China, cerca de 600 mil pontos de venda, para tornar as “lojas inteligentes”. Elas foram reformuladas e passaram a contar com soluções tecnológicas do grupo Alibaba para impulsionar as vendas físicas.

Muitas delas, principalmente em cidades mais afastadas da China, se tornaram pontos de armazenamento e de coleta de produtos vendidos nos sites do Alibaba. O grupo é também fornecedor de produtos para muitos dos estabelecimentos chineses. É a maneira encontrada pelo Alibaba para expandir o potencial de vendas do Single’s Day para além do mundo on-line.

No Brasil

No Brasil, o varejo também tenta importar o sucesso do Single’s Day. A Via Varejo, dona dos e-commerces da Casas Bahia, do Pontofrio e do Extra, é uma das empresas que aderiu à tradicional data do comércio eletrônico chinês. É o terceiro ano consecutivo que a empresa participa do evento e funciona também como uma antecipação da Black Friday, que já acontece no país desde 2011 e que neste ano cai no dia 24 de novembro.

Os sites Casas Bahia, do Pontofrio e do Extra entraram em promoção nesta sexta-feira (10) e seguem até o dia 14, em comemoração ao Single’s Day ou 11/11. Os clientes podem encontrar quase mil produtos nacionais e importados na soma dos três sites com descontos de até 45% e frete grátis. As categorias com descontos são eletrodomésticos, eletroportáteis, móveis, utilidades domésticas e beleza & saúde.

Além da Via Varejo, a curitibana Ebanx, que processa pagamentos no Brasil para alguns dos maiores e-commerces globais, entre eles o Alibaba, é outro exemplo de empresa que tenta importar o Single’s Day. Neste sábado (11), a fintech fará uma live no Facebook para explicar e tirar dúvidas de brasileiros que querem comprar em sites chineses. Serão horas de programação com dicas de produtos, promoções, como comprar, informações sobre prazos de entrega e taxas cobradas no Brasil.

O site do Alibaba no Brasil, o AliExpress, e os chineses Wish e GearBest, que também funcionam por aqui, estão participando do Single’s Day com descontos de até 80%. As promoções seguem até este sábado.

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