O grupo Walmart já começou o processo de transformação dos supermercados Mercadorama em Curitiba. A rede americana anunciou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que vai aposentar as marcas regionais Mercadorama, Nacional e Bompreço e vai transformar as unidades em Walmart Supermercados. O processo será concluído até 2021 e custará R$ 500 milhões.
Em Curitiba, o Mercadorama do bairro Jardim das Américas já começou a passar pelo processo de reforma. A logo do Mercadorama foi retirada e a fachada pintada nas cores verde e amarelo. O local vai passar a se chamar Walmart Supermercados e terá mudanças também nas áreas internas, como corredores mais amplos, melhorias na iluminação, gôndolas mais baixas e maior variedade de produtos.
O grupo Walmart tem dez supermercados Mercadorama em Curitiba. O número era maior ao fim de 2015, quando a rede fechou seis unidades na capital paranaense. A justificativa para os fechamentos foi a baixa rentabilidade das unidades.
Agora, o grupo vai acabar de vez com a marca Mercadorama e transformar os dez supermercados restantes em Walmart Supermercados. O mesmo será feito com 53 supermercados Nacional, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e com 59 Bompreço, no Nordeste.
Unificação
Além do fim das marcas Mercadorama, Nacional e Bompreço, o grupo Walmart já tinha anunciou no ano passado o encerramento das bandeiras BIG, com atuação nos três estados do Sul, e Hiper Bompreço, no Nordeste. Elas já estão passando por esse processo de transformação em hipermercados Walmart. Em Curitiba, o primeiro BIG a passar pela mudança foi o localizado no bairro Santa Felicidade. Na próxima quinta-feira (26), o BIG do Portão deverá ser reinaugurado sob a bandeira Walmart.
As mudanças fazem parte do projeto do Grupo Walmart de unificar as suas bandeiras no Brasil. A rede americana entrou no país em 1995 e, depois de algumas aquisições, entre elas o antigo Sonae, chegou a ter nove marcas diferentes. Agora, ela vai ficar somente com quatro bandeiras: Walmart, TodoDia, Maxxi e Sam’s Club.