A Uber admitiu nesta terça-feira (23) que cobrou a mais dos motoristas que usam a sua plataforma na cidade de Nova York. O cálculo equivocado aconteceu durante os últimos dois anos e meio e a empresa se comprometeu a gastar até US$ 45 milhões em reembolsos para ressarcir os motoristas. As informações foram divulgadas por Rachel Holt, gerente geral regional da Uber nos EUA e Canadá, em entrevista ao Wall Street Journal.
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Segundo os termos de uso do aplicativo em Nova York datados de novembro de 2014 e do qual todos os motoristas que entraram na plataforma na época precisaram aceitar, a Uber cobraria uma comissão sobre as corridas realizadas. Essa comissão, normalmente de 25%, deveria ser calculada depois de descontada as taxas e impostos locais.
Mas desde novembro de 2014 a Uber vem calculando a sua comissão antes de descontar as taxas e impostos. Com isso, os motoristas da plataforma em Nova York receberam a menos por cada corrida durante os últimos dois anos e meio.
O erro foi admitido pela empresa nesta terça-feira e, segundo Holt, a Uber vai reembolsar os motoristas que foram prejudicados. Eles vão receber cerca de US$ 900 cada, valor que inclui os juros sobre os valores perdidos nos últimos anos. Ao total, os reembolsos devem custar até US$ 45 milhões ao caixa da empresa.
O erro no cálculo era alvo de uma ação judicial movida pela New York Taxi Workers Alliance em São Francisco, nos Estados Unidos.
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