Como parte de uma série de medidas para melhorar o relacionamento com seus motoristas parceiros nos Estados Unidos, a Uber anunciou que passará a cobrar, dos passageiros, a devolução de itens esquecidos nos carros da plataforma. Agora, quem esquecer o celular, as chaves ou qualquer outra coisa, terá que pagar US$ 15 para reaver o bem.
Hoje, a Uber já oferece uma maneira de entrar em contato com o motorista do carro onde algum objeto foi deixar. A plataforma orienta o passageiro a combinar, com o motorista, um ponto de encontro e horário que seja “mutuamente conveniente” para que os dois se encontrem.
No novo modelo, que, de acordo com o fórum de motoristas UberPeople.net será testado inicialmente em Los Angeles antes de ser liberado no país inteiro, uma “taxa de entrega” fixa, no valor de US$ 15, será cobrada dos passageiros esquecidos. Segundo a Uber, em média cada motorista devolve 11 objetos perdidos por ano.
A “taxa de entrega” para objetos perdidos é uma das medidas que a Uber está tomando como forma de amenizar a pressão dos motoristas nos Estados Unidos, cada vez mais insatisfeitos com o faturamento extraído da plataforma e com a falta de vínculo empregatício. Além disso, a Uber liberou a opção de gorjeta pelo app (recurso que, no Brasil, a 99 já oferece) e expandiu o suporte a motoristas para o modelo 24/7.
No Brasil
A princípio, as novidades citadas acima não valem para o Brasil. Por aqui, a última anunciada é uma para os motoristas parceiros, chamada Flex Pay. Com essa funcionalidade, eles não precisam mais esperar a transferência semanal dos seus ganhos. Eles podem solicitar pagamentos uma vez por dia, com o repasse ocorrendo em até dois dias após a solicitação – caso o pedido seja feito até às 16h, em regra o depósito é feito já no dia seguinte.
O único requisito para usar o Flex Pay é ter mais de 25 corridas registradas na plataforma. Caso o motorista não faça uso da função, ele continuará recebendo os pagamentos semanalmente, da maneira como sempre foi.