A Uber anunciou que deixará de exigir acesso ininterrupto à localização dos usuários do seu app para Android e iPhone. A medida, instituída em novembro de 2016 e alvo de críticas por defensores da privacidade, tinha o objetivo de aperfeiçoar os locais de partida e chegada das corridas.
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Ao site britânico Telegraph, Joe Sullivan, líder da equipe de segurança da Uber, disse que a companhia reverteu o comportamento do app por não ter deixado explícito o ganho que os usuários teriam cedendo essas informações de localização. Ele afirmou que, embora o app exija esse acesso irrestrito, a versão para iPhone não chegou a coletar a localização dos usuários antes e após as corridas e, no Android, esse comportamento já foi suspenso.
O app da Uber precisa saber a localização do usuário para promover o encontro entre ele e o motorista. Até a atualização polêmica de novembro, o app só obtinha esse acesso quando era aberto pelo usuário. A atualização mudou essa dinâmica. Desde então, o app da Uber tem acesso irrestrito e a qualquer momento, mesmo quando fechado, à localização dos usuários.
Com a reversão ao sistema antigo, a Uber se antecipa a uma alteração do iOS 11, nova versão do sistema operacional do iPhone, que em breve não permitirá que apps tenham acesso à localização do usuário ininterruptamente. Versões de testes do sistema mostram que mesmo em apps que não dão a opção de acessarem a localização apenas durante o uso, ela será oferecida. Veja:
ð¨ iOS 11 *FORCES* option for GPS access âOnly While Using the Appâ even when apps donât offer it!
â Ryan Jones (@rjonesy) June 6, 2017
Suck it Uber. pic.twitter.com/op1siQ8rZz
GPS não é o único culpado
Os dados de localização, compostos por uma série de sinais como coordenadas do GPS, sinal da operadora e pontos de acesso Wi-Fi, entre outros, são valiosos para as empresas, que podem usá-los para aperfeiçoar seus serviços, ajudar na segmentação de anúncios ou vende-los a terceiros.
Recentemente, o app de previsão do tempo AccuWeather para iOS foi flagrado enviando dados de Wi-Fi que, por triangulação, eram capazes de determinar a localização dos usuários com grande precisão. Os dados eram enviados a uma empresa que auxilia anunciantes no emprego deles para fins de segmentação.
O envio dos dados pelo AccuWeather acontecia mesmo quando o usuário impedia, pelas configurações do sistema, o compartilhamento da sua localização com o AccuWeather. A empresa se desculpou e removeu a função do seu app.
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