A Uber anunciou nesta terça (2) a disponibilidade do cartão de débito como novo meio de pagamento para as corridas feitas na plataforma. Diferente de outros serviços do gênero, o uso do cartão de débito na Uber é feito diretamente pelo app, dispensando o uso da maquininha.
Segundo a Uber, foi um ano de trabalho para viabilizar a modalidade do cartão de débito, fruto da união entre a empresa e as principais instituições da cadeia de pagamentos no Brasil.
Nesse primeiro momento, o pagamento com débito direto no app funciona para clientes do Banco do Brasil e Bradesco que tenham cartão com bandeira Visa e para clientes do Santander com cartões de bandeira Mastercard. A Uber disse, em nota, que “mais bancos e bandeiras serão adicionados ao longo dos próximos meses.”
O procedimento para acrescentar um cartão de débito aos meios de pagamento do app é o mesmo que já existia para os de crédito. Basta abrir o menu principal, tocar na opção Pagamentos, depois em Adicionar Forma de Pagamento e escolher “Cartão de Crédito ou de Débito.” Na tela seguinte, basta inserir os dados do cartão.
Cartões múltiplos, ou seja, que servem para crédito e débito, poderão ser usados em cada modalidade de acordo com a vontade do usuário. Basta alterar de crédito para débito, ou vice-versa, na hora do pagamento.
Há dez meses, a Uber lançou no Brasil a possibilidade de pagar as corridas com dinheiro em espécie. Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil, disse que com essa medida, “viu o número de viagens aumentar principalmente nas periferias, em um fenômeno que, para mim, prova a capacidade da nossa plataforma de mudar a mobilidade das nossas cidades.” A empresa espera que a liberação do pagamento por débito tenha o mesmo efeito.