Um bug, revelado pelo site britânico Ars Technica, faz com que máquinas rodando Windows 7, 8.1 ou Vista travem caso o usuário apenas clique em um link preparado para explorá-lo. O Windows 10 não é afetado.
Ao clicar em um link, numa página web, que leve o usuário a um arquivo qualquer dentro da pasta que contenha o nome especial $MFT, o navegador congela e todos os outros apps também congelam na medida em que são acionados. Na prática, se você clicar no link que leva a C:\$MFT\123, por exemplo, o computador travará. Basta reiniciá-lo para que tudo volte ao normal, mas alterações não salvas podem ser perdidas.
A Gazeta do Povo tentou reproduzir a falha com sucesso – o computador travou imediatamente após o clique.
Normalmente, tentativas de se acessar esse arquivo especial, o $MFT, são negadas pelo Windows, mas há uma brecha quando ele se apresenta em um caminho de pastas, na forma de um link. Isso independe do navegador. O travamento decorre de que, ao ser acessado, um driver do NTFS trava o acesso a ele e todos os demais apps, que dependem disso para funcionarem, ficam aguardando a liberação, congelados.
Há 20 anos, um bug similar afetou as versões 95 e 98 do Windows. Na época, era um link para o c:/con/con. O “com” era um nome de arquivo reservado para dispositivos de entrada e saída, como o teclado. Ao ser acessado, o computador travava.
Ainda não há correção para o problema.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião