Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
expansão

Uma das maiores empresas de TI do mundo abre filial em Londrina

Imagem aérea de Londrina, no Norte do Paraná | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
Imagem aérea de Londrina, no Norte do Paraná (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo)

A empresa indiana Tata Consultancy Services (TCS), uma das maiores companhias de Tecnologia da Informação (TI) do mundo, abriu uma filial em Londrina, no Norte do Paraná, para reforçar a sua atuação no Brasil em serviços, consultoria e terceirização de processos de TI. A empresa está funcionando em um prédio provisório instalado no centro da cidade e vai construir uma unidade própria no Parque Tecnológico Francisco Sciarra. O objetivo é ter 4 mil funcionários na região e tornar a unidade londrinense o maior centro da empresa no Brasil e o maior em língua portuguesa no mundo.

A TCS já está presente no Brasil desde 2002, com unidades em Alphaville, São Paulo, e no Rio de Janeiro, capital. No ano passado, a empresa decidiu expandir a sua atuação no país e escolheu a cidade de Londrina para instalar a sua terceira unidade no país. Concorria com a cidade paranaense os municípios de Campo Grande (MS) e Juíz de Fora (MG).

Por que Londrina?

O município de Londrina foi escolhido por dois principais motivos, segundo a empresa. O primeiro seria o potencial que a cidade tem para se tornar um polo tecnológico, com boa formação de mão de obra na área de tecnologia. A cidade é a 13.ª melhor para empreender no país, segundo ranking da Endeavor. O segundo fator foi o fato de Londrina ser um município de médio porte, com baixo custo de vida em relação a grandes capitais como São Paulo e boa qualidade de vida.

A companhia já está funcionando desde segunda-feira (15) em um prédio provisório no centro da cidade, com capacidade para ter 700 funcionários. A TCS vai construir, ainda, uma unidade própria no Parque Tecnológico Francisco Sciarra. A unidade será a maior da empresa no país e a expectativa é empregar 4 mil pessoas. A previsão é concluir a construção ainda no primeiro semestre deste ano. As unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro vão continuar operando normalmente.

Em Londrina, a empresa vai prestar serviços de TI e BPO (Business Process Outsourcing na sigla em inglês), como são chamadas as terceirizações de processos quem envolvem tecnologia da informação. A TCS vai, ainda, investir para capacitar mão de obra na cidade. A capacitação vai envolver programas educacionais e será feita em conjunto com as entidades do município.

Presença global

A TCS é uma das maiores companhias de TI do mundo. Ela está presente em 46 países e conta com cerca de 380 mil funcionários em 60 diferentes centros de tecnologia espalhados pelo mundo. No Brasil, ela tem 1,4 mil funcionários e seus principais clientes são bancos, seguradoras, mineradoras, varejistas e empresas de telecomunicações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros