A União Européia anunciou nesta terça-feira (27) uma multa recorde de € 2,4 bilhões (cerca de R$ 8,9 bilhões) aplicada contra o Google, dizendo que a empresa direcionou usuários de maneira ilegal para o seu site de comparação de preços, o Google Shopping.
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A multa é a maior que a União Europeia já aplicou contra uma empresa por abusar da sua posição dominante e marca o confronto mais recente relacionado a práticas comerciais entre os reguladores da UE e os gigantes tecnológicos norte-americanos.
Se a decisão não for revisada, ela pode mudar a forma como a empresa apresenta resultados de pesquisa em um dos seus mercados mais lucrativos. A decisão histórica estabelece um choque importante a respeito do poder dos órgãos reguladores governamentais para moldar o comportamento de uma das empresas mais poderosas do mundo.
Em uma publicação no blog oficial do Google, Kevin Walker, vice-presidente e conselheiro geral da empresa, escreveu que “discorda respeitosamente” da decisão e que a empresa considera recorrer.
"O Google abusou do seu domínio de mercado em seu mecanismo de busca, promovendo o seu próprio serviço de comparação de preços em seus resultados de pesquisa e rebaixando seus concorrentes", disse a repórter Margrethe Vestager, da UE, em Bruxelas.
"O que o Google fez é ilegal de acordo com as regras antitruste da UE. Ele negou a outras empresas a chance de competir no mérito e inovar. E, mais importante, negou aos consumidores europeus os benefícios da concorrência".
Como o presidente norte-americano Donald Trump defende uma política feroz de protecionismo comercial dos Estados Unidos, a decisão também levanta questões a respeito de como o seu governo responderá ao ataque sofrido por uma das empresas mais ricas dos EUA.
O chefe da comissão antitruste da União Europeia disse que o Google se aproveitou ilegalmente da posição de líder disparado dos motores de busca, empurrando os usuários para o seu serviço de comparação de preços e anúncios em detrimento de serviços rivais.
Em abril, o CEO do Google, Sundar Pichai, disse que as pesquisas por preços aumentaram 45% no ano passado.
"Nossos investimentos em formatos de anúncios inovadores, segmentação aperfeiçoada e melhores métricas estão realmente ajudando os varejistas, que nos veem como um aliado em sua área", disse Pichai a investidores ao discutir os ganhos do primeiro trimestre da empresa-mãe do Google, a Alphabet.
No mês passado, o Facebook concordou em pagar US$ 122 milhões em multas à União Européia por acusações que induziram a erro os reguladores durante sua aquisição de WhatsApp, em 2014. A multa estava entre as maiores que a empresa já teve que pagar a qualquer governo.
Reguladores europeus disseram que o Facebook não foi honesto a respeito da sua capacidade de identificar usuários que possuíam contas no Facebook e no WhatsApp e vincular as duas. No momento da revisão da fusão, os reguladores estavam particularmente preocupados com o fato de os usuários da WhatsApp ter suas informações compartilhadas com o Facebook sem o seu consentimento.
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