A Vapza, empresa sediada em Castro (PR) e especializada na produção de alimentos cozidos no vapor e embalados a vácuo, lançou sua loja virtual para o consumidor final. A empresa espera que, até o fim do ano, o novo canal represente uma parte considerável do faturamento.
Enrico Milani, diretor geral da Vapza, explica que os produtos da Vapza têm grande apelo por dispensarem refrigeração. Por esse motivo, diz ele, “a logística para entregar por Correios funciona”. Essa característica se alia a outra do comércio eletrônico: o espaço ilimitado para ofertar produtos. Foi dessa combinação que surgiu a ideia de lançar um e-commerce próprio.
“Tem muito consumidor que entra em contato por não encontrar nossos produtos em cidades menores, do interior”, diz Milani. “Agora, a gente consegue oferecer todo o portfólio para ele. Temos no varejo, hoje, 45 produtos e em nenhuma rede do Brasil conseguimos colocar todos [à venda]”. Para o executivo, a loja virtual também é uma chance de mostrar ao consumidor toda a linha de produtos da Vapza, uma visão panorâmica que ele provavelmente não encontra no varejo físico.
A loja foi desenvolvida na plataforma da Rakuten, conglomerado japonês que, no Brasil, atua no segmentos de pagamentos e e-commerce, entre outros. Nela, o consumidor tem a opção de comprar todos os produtos da Vapza: as linhas “Orgânicos”; “Só aquecer”, em que o produto vem temperado; “Dê seu toque final”, para compor as receitas do cliente; e a recém-lançada “Single”, para consumo individual. Há também a oferta de kits, contendo os produtos necessários para o preparo de determinados pratos, com desconto de 10%.
O site também traz uma área para B2B, ou seja, restaurantes, hotéis e outros clientes comerciais, e o “Cook Book”, uma espécie de livro de receitas virtual, com diversos pratos elaborados com produtos da Vapza.
Os produtos comprados no e-commerce da Vapza são entregues por PAC, Sedex ou Rodoviário para todo o Brasil. Para encomendas em Curitiba, o frete é grátis. As compras podem ser pagas por boleto ou cartão de crédito (bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, American Express e Diners Club).
Há um mês no ar, a loja virtual ainda tem uma participação tímida no faturamento da Vapza, mas a expectativa é de crescer com ações e parcerias, como os marketplaces. Nesse início, Milani conta que o ticket médio é de R$ 100, com os consumidores levando de seis a oito produtos por compra.
A Vapza foi fundada em 1995 na cidade de Castro, onde mantém seu parque fabril com cerca de 11 mil metros quadrados. Ela se destaca por ter uma tecnologia, pioneira no Brasil, de produção de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo. Em 2017, a Vapza faturou R$ 80 milhões e espera crescer 12% em 2018.