No final de abril, via redes sociais, a Netflix anunciou que algumas séries, todas da Fox, sairiam do seu acervo. Sem oferecer uma lista exaustiva ou prazos definidos, é possível ver, pelo vídeo divulgado, alguns dos títulos que deram ou darão adeus à plataforma. Em setembro, três dessas ficarão indisponíveis.
LEIA notícias de negócios e tecnologia
No dia 29 de agosto, o drama policial Bones sai. No domingo (3/9), é a vez da sitcom How I Met Your Mother. Por fim, a partir do dia 17/9 o desenho Uma Família da Pesada não estará mais disponível na Netflix.
Por e-mail, a Netflix informou que não houve extensão ou alteração nos prazos e que as séries estão saindo de cartaz aos poucos, seguindo um cronograma estabelecido entre ela e a Fox: “As séries começaram a sair em julho e vão até o fim do ano”.
Algumas séries estão indo embora. Mas não sem antes uma maratona de despedida. pic.twitter.com/GxGf8XSUT0
â Netflix (@NetflixBrasil) April 27, 2017
Arquivo X, por exemplo, citada nas respostas ao vídeo por um fã, deve sair do acervo da Netflix até o fim do ano. Outras vistas no vídeo já estão fora. São os casos de 24 Horas, American Horror Story, Glee, Prision Break e Sons of Anarchy.
Negociações mais difíceis
A Netflix depende de acordos comerciais com os estúdios para ter os direitos de exibição das séries e filmes, por isso é normal que eles saiam do catálogo vez ou outra. Eventualmente, essas mesmas produções podem voltar ao serviço.
Infelizmente as séries da Fox estão deixando nosso catálogo. Não tivemos sucesso na negociação com eles... :(
â Netflix (@NetflixBrasil) June 28, 2017
Com o crescimento da Netflix, que já tem mais de 100 milhões de assinantes, e a intenção maior desses parceiros de investir em soluções próprias de streaming, como a própria Fox com o Fox Play, a renovação desses contratos se torna mais onerosa e difícil. A perda dos filmes da Disney nos Estados Unidos é um bom exemplo dessa nova dinâmica.
Isso explica, em parte, o forte investimento que a Netflix tem feito na produção de conteúdo exclusivo, como as séries Orange is the New Black, 13 Reasons Why e Defensores, além de filmes, como a recém-lançada adaptação cinematográfica do desenho japonês Death Note.