Até ano passado, a Apple anunciava os melhores apps das suas plataformas (iOS, macOS, tvOS e watchOS) no palco da WWDC, sua conferência anual para desenvolvedores. Em 2017, o protocolo mudou. A empresa optou por algo mais intimista na hora de premiar os melhores apps, mas manteve os critérios elevados e bom gosto na escolha deles.
LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia
Assim, em vez de disputar os holofotes com anúncios potencialmente bombásticos, os desenvolvedores dos 12 aplicativos e jogos selecionados foram convidados para uma cerimônia fechada, na qual puderam trocar ideias com executivos da Apple — incluindo o vice-presidente sênior de engenharia de software da companhia, Craig Federighi.
Além da criatividade óbvia presente em todas as aplicações, há outro detalhe que chama a atenção: a origem dos desenvolvedores. Há gente de toda parte do planeta. O engenhoso (e surpreendentemente original) Blackbox traz puzzles de desenvolvedores dos EUA; a nostalgia comovente de Old Man’s Journey leva a assinatura da austríaca Broken Rules Interactive; e a prática solução para conversão de moedas Elk vem de Singapura.
Há ainda representantes da Itália, do Canadá, da Eslovênia. Confira a lista completa abaixo. Confira, abaixo, os 12 ganhadores do Apple Design Awards 2017.
Ao mesclar formatos variados de puzzles com diversas formas possíveis de interação, a criação de Ryan McLeod chama a atenção tanto pela dinâmica engenhosa quanto pelo que foi definido pela própria Apple como “uma integração profunda e inteligente” com o iOS. Blackbox traz animações elegantes que convidam a utilizar a tela, o acelerômetro, o magnetômetro e o giroscópio do iPhone. “O resultado é um jogo impressionantemente criativo, diferente de tudo que nós jogamos antes”, atesta o site da premiação.
Projetado e desenvolvido por uma dupla do Canadá, Splitter Critters traz quebra-cabeças multicoloridos e mecânicas de jogo originais, com foco em um público bastante amplo. O game foi selecionado por sua “mecânica de jogo centrada no toque da tela”, mas também por um “design de som envolvente” e pela estética “minimalista”. Para interagir com o jogo, há lasers, superfícies reflexivas, líquidos, plataformas móveis etc.
Mushroom 11 desafia uma classificação rápida. Entre quebra-cabeça, jogo de ação e muita estratégia, o título da estadunidense Untame desafia o jogador a buscar soluções criativas no ambiente. De acordo como site da Apple, ele foi escolhido por seus “cenários alienígenas intrigantes, por suas fases ricamente pintadas à mão”. A publicação também menciona um traço comum entre diversos laureados: a utilização criativa das funcionalidades das plataformas (iPhone e iPad, no caso).
Na linha de títulos igualmente desafiadores e dramáticos como o independente To The Moon, Old Man’s Journey parece uma mescla entre jogo de ação e o clássico literário O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway. A resolução de desafios e os movimentos de destreza são pontuados por memórias ternas que remetem à juventude do herói improvável. “Um puzzle cativante sobre a vida, sobre perdas e sobre esperança”, diz o site da Apple.
Severed combina comandos de tela simples, narrativa heroica e desmembramentos – muitos deles. A fim de promover o reencontro entre a guerreira Sasha e sua família, a obra da desenvolvedora canadense Drinkbox Studios embala sanguinolência em controles criativos e visuais psicodélicos. “Nós ficamos impressionados com as mecânicas de espada, que são igualmente intuitivas e efetivas – em uma abordagem engenhosa que faz uso apenas da tela sensível ao toque”, diz a Apple.
Em suma, Lake é um “livros de colorir para adultos” que encontrou as funcionalidades do iOS. As ilustrações que compõem o aplicativo levam a assinatura de diversos artistas de renome, em um convite ao relaxamento para qualquer idade. “A profunda integração ao sistema também impressiona.” O site da Apple destaca ainda a utilização das tecnologias Dynamic Type, 3D Touch, Quick, On-Demand Resources, CloudKit Sync, Handoff, Haptic Feedback, QuickLook e do buscador Spotlight.
O Bear poderia ser considerado como um concorrente direto do igualmente conhecido Evernote – até pela escolha de um animal selvagem como emblema, vale notar. Disponível para iPhone, iPad e Mac, o aplicativo de escrita italiano foi elogiado pelo design simples, pela “bela tipografia” e por trazer uma experiência consistente nos três dispositivos. “O Bear é flexível e perfeitamente capaz de lidar com uma variedade de notas, artigos, ensaios, postagens para blogs, códigos de programação e muito mais.”
A proposta por trás de Kitchen Stories é bastante simples: tornar possível a qualquer um o preparo de uma boa refeição. Disponível para iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV, o aplicativo da alemã AJNS New Media GmbH inclui ampla variedade de receitas, fotos, vídeos, dicas e artigos. Entre as funcionalidades exclusivas, vale destaque para a criação automática de uma lista de compras com base na receita escolhida.
“Uma alegria para usar e uma beleza para olhar, Things 3 foi completamente reformulado para melhorar a eficiência”, diz a Apple, que chama o aplicativo de “gerenciador pessoal quintessencial”. A terceira versão do app vem ainda com novas funcionalidades e visual limpo, ajudando a evitar distrações. Lembretes, notas, agendamento de compromissos – há de um tudo.
O aplicativo desenvolvido por uma pequena equipe em Singapura é uma companhia recomendada para viajantes internacionais. Com foco no Apple Watch, o Elk faz conversões entre até 150 moedas utilizadas mundo afora. “O Elk traz uma interface criativa e uma experiência eficiente no watchOS, a fim de tornar a conversão entre moedas rápida, fácil e conveniente”, atesta o site.
Exclusivo para iPhone e iPad, o Enlight é um canivete suíço de possibilidades para edição de fotos com até 50 megapixels. Capaz de editar imagens tanto em 2D quanto em 3D, o aplicativo israelense ainda inclui funções para simular materiais e condições de iluminação – tudo controlado em tempo real.
A terceira versão do cliente de emails da Bloop foi elogiado pela Maçã pelo visual limpo e pelas funcionalidades criativas – além da integração em potencial com uma miríade de aplicativos populares. Disponível em 32 idiomas, o AirMail 3 foi projetado especificamente para iOS, macOS e watchOS.
Veja todos os apps — e seus desenvolvedores — no site oficial do Apple Design Awards.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast