Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Privacidade

Windows 10 agora permite escolher quais dados ceder à Microsoft

Paint 3D é uma das novidades. | Divulgação/Microsoft
Paint 3D é uma das novidades. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Começa hoje (11) a distribuição da “Atualização para Criadores” do Windows 10, um grande pacote de melhorias e alterações no sistema operacional da Microsoft. Entre novidades direcionadas a artistas digitais e gamers, a de maior apelo para o grande público é a reformulação das configurações de privacidade do sistema.

Desde o seu lançamento, o Windows 10 tem sido alvo de críticas de usuários preocupados com privacidade e órgãos reguladores. União Europeia e Suíça (links em inglês) pressionaram a empresa norte-americana a deixar mais claro, ao usuário do sistema, quais dados são coletados durante o uso e por quê.

LEIA: Windows 10 será a última versão do sistema, segundo a Microsoft
LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

A pressão surtiu efeito. O novo processo implementado nesta atualização aparece tanto para quem já usa o Windows 10 e fará a atualização quanto para quem está configurando um computador ou tablet novo.

No primeiro cenário, um alerta pedirá ao usuário para agendar o melhor dia e horário para fazer a atualização e para que revise suas configurações de privacidade. No segundo, ao configurar um dispositivo novo, o mesmo rol de opções passa a ser um passo obrigatório, com todas as opções marcadas por padrão. Anteriormente, alterar as opções de privacidade era opcional.

Ambas as telas compartilham as mesmas opções e pequenos descritivos do que cada uma faz. Elas dizem respeito à geolocalização, personalização de anúncios, reconhecimento de voz e dicas e recomendações de uso do sistema. Todas essas podem ser completamente desativadas.

Dados de diagnóstico são obrigatórios. A Microsoft, porém, oferece dois níveis dessa coleta, o “básico” (padrão) e o “completo”. São informações genéricas que compreendem a configuração do dispositivo, compatibilidade com apps, uso da Loja do Windows, eventuais travamentos e eventos relacionados à segurança.

de uso do navegador, aplicativos e métodos de entrada (teclado e tela sensível a toques) que ajudam a empresa a detectar erros e corrigi-los para toda a base instalada.

Em um post no blog oficial da Microsoft, Terry Myerson, vice-presidente de software da empresa, informou que “reduziu o número de eventos coletados e reduzimos, em cerca de metade, o volume de dados coletados no nível básico.”

A “Atualização para Criadores”, como a Microsoft chama o novo pacote de melhorias e correções, é gratuita e começa a ser distribuída hoje via download.

Outras novidades

Além do foco em privacidade, a nova atualização do Windows 10 traz outras novidades.

Paint 3D

O bom e velho Paint, app de desenhos que acompanha o Windows desde os primórdios, passou por uma repaginada e agora lida com imagens tridimensionais.

Realidade mista

Imagens feitas com o Paint 3D, aplicativos e jogos em “realidade mista” poderão ser acessados na Atualização para Criadores do Windows 10. Com a nova versão, o sistema se torna compatível com capacetes de realidade virtual/aumentada desenvolvidos por parceiros da Microsoft. Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo integram o time das primeiras a entregarem esses dispositivos. Eles chegam ao mercado norte-americano até o fim do ano por preços a partir de US$ 229.

Beam

Quem gosta de jogar e interagir enquanto joga tem no novo aplicativo Beam todas as ferramentas para transmitir via Internet o gameplay e, ao mesmo tempo, conversar por texto ou voz com os espectadores. A Microsoft fez ajustes no sistema que independem de hardware específico para diminuir a latência das transmissões, reduzindo os atrasos (“lag”) comuns a esse tipo de aplicação.

Gerenciamento de abas no Edge

O Edge, navegador web da Microsoft, ganhou um sistema de gerenciamento avançado de abas e passou a abrir e-books no formato “epub”, usado por algumas lojas brasileiras como Saraiva e Livraria Cultura. A Microsoft passa a vender, também, e-books em sua loja embutida no Windows 10.

Luz noturna

Através das configurações do sistema, agora é possível reduzir a emissão de luz azul pela tela. Pesquisas apontam que esse tipo de luz afeta o sono, ou seja, reduzir a exposição a ela à noite ou antes de dormir ajudaria a dormir melhor. É possível programar a supressão da luz azul em horários definidos ou ativar o recurso manualmente a qualquer tempo.

Mini visualização

Alguns apps têm um novo modo de visualização, reduzido e sempre acima das outras janelas. A Microsoft cita como exemplo de uso da nova funcionalidade assistir a um vídeo e manter a mini visualização do Skype, durante uma chamada, por cima dele.

Controle do tempo de uso das crianças

Pais podem limitar o tempo de uso diário do computador com essa nova opção de controle parental. Expirado o prazo, o sistema desliga sozinho e gera um relatório dos títulos que a criança jogou dentro desse período.

Desbloqueio remoto

Parte do Windows Hello, o conjunto de métodos de autenticação alternativos à velha senha alfanumérica, agora é possível bloquear e desbloquear o sistema com qualquer dispositivo ou acessório que se conecte a ele via Bluetooth – smartphones, pulseiras fitness e smartwatches, por exemplo. Ao afastar-se do computador com um dispositivo pareado, ele será bloqueado automaticamente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.