O YouTube liberou, para usuários do seu app no Android e iOS, um novo recurso que lembra o WhatsApp. Por ele, é possível compartilhar vídeos e conversar com os amigos por mensagens de texto dentro do YouTube. O sistema permite até a criação de grupos.
LEIA notícias de negócios e tecnologia
O recurso de conversar por mensagens de texto dentro YouTube vinha sendo testado desde maio de 2016. Para fazê-lo funcionar, é preciso convidar os contatos por outros meios — por e-mail ou, ironicamente, apps de mensagens de terceiros como WhatsApp e SMS. Dentro das conversas, qualquer um consegue sugerir vídeos e esses, ao serem executados, são afixados no topo da janela, possibilitando que sejam vistos simultaneamente às mensagens da conversa.
O sistema é bem simples. Além de compartilhar vídeos e mandar mensagens de texto, os participantes podem “curtir” as mensagens uns dos outros. As conversas ficam na aba “Atividade”. Veja como ele funciona no vídeo abaixo:
Mais um app de bate-papo
A nova funcionalidade do Google expande ainda mais o seu portfólio de aplicativos de mensagens. A empresa mantém vários deles em paralelo: Allo, Android Mensagens e Hangouts. Embora eles tenham diferenças pontuais, em essência são bastante parecidos, dificultando a vida do usuário que queira centralizar suas comunicações no ambiente do Google.
No caso do YouTube, há um direcionamento que pode destacá-lo dos demais apps do gênero do Google: o compartilhamento de vídeos. Ele pode ser melhor desenvolvido, porém. Não é possível, ainda, deixar comentários em partes específicas do vídeo, ou assisti-lo em sincronia com os demais participantes da conversa.
A estratégia lembra a do Facebook com o Instagram Stories. Após tentativas fracassadas de lançar apps dedicados similares ao Snapchat, a empresa arriscou incorporar a funcionalidade a um estabelecido, o Instagram. Foi um grande sucesso, replicado posteriormente no WhatsApp. O YouTube, com 1,5 bilhão de usuários mensais, pode ser o ponto de partida para o Google, enfim, acertar com um app de troca de mensagens.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião