• Carregando...
Robelo chegou a faturar US$ 4 mil em uma transmissão de 90 minutos | RAFAL GERSZAK/NYT
Robelo chegou a faturar US$ 4 mil em uma transmissão de 90 minutos| Foto: RAFAL GERSZAK/NYT

Andre Rebelo, streamer do YouTube de 24 anos, de Vancouver, na Colúmbia Britânica, faz transmissões ao vivo jogando Grand Theft Auto V em seu canal, Typical Gamer. Em meados de janeiro, ele ofereceu algo diferente para seu público.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Enquanto transmitia seu jogo, usou um novo recurso do site, o chamado Super Chat, convidando seus mais de 4,5 milhões de assinantes a lhe enviarem comentários. Para quem quisesse pagar de US$ 1 a US$ 500, Rebelo daria um destaque maior.

Alguém escreveu: “Ei! Seus vídeos são muito legais. Te amo”, e pagou US$ 10 a Rebelo através do Super Chat. Outro escreveu: “O que está rolando TG? Assistindo ao vivo de NYC”, e deu US$ 5. Alguém até doou a maior quantia possível, US$ 500.

No final da transmissão ao vivo de 90 minutos, Rebelo havia recebido 250 mensagens no Super Chat e arrecadado US$ 4 mil.

O Super Chat é uma das novas maneiras com as quais os streamers podem ganhar dinheiro. Até hoje, o principal modo que usavam para faturar no YouTube eram as assinaturas e a publicidade, habilitando as opções de publicidade em seus canais, o que faz vários tipos de anúncios aparecerem ao lado de seus vídeos; com isso, ganham uma parte da receita.

Mas, conforme as transmissões ao vivo crescem em popularidade em redes sociais como Facebook e Twitter, as plataformas dedicadas ao streaming de vídeos, como o YouTube e o Twitch – de propriedade da Amazon e focada em games –, procuram novas maneiras de deixar o negócio mais atraente para os streamers e incentivá-los a produzir mais conteúdo de vídeo ao vivo.

US$ 1 a US$ 500

O YouTube começou um teste com o Super Chat no dia 12 de janeiro, seguido de uma ampla distribuição do recurso em 7 de fevereiro. Agora, qualquer streamer do YouTube com mais de mil assinantes e que esteja registrado em seu programa de parcerias – que permite que os usuários ganhem dinheiro através da publicidade – pode habilitar o Super Chat durante uma transmissão ao vivo.

Quando ativado, permite ao público pagar de US$ 1 a US$ 500 para ter seu comentário destacado. Quanto mais se paga, mais caracteres o comentário pode ter, e mais tempo ele permanecerá “fixo” na janela de stream, tornando-o visível a mais gente. Então, enquanto uma mensagem de Super Chat de US$ 5 pode conter um máximo de 150 caracteres e permanecer em destaque por dois minutos, uma de US$ 500 pode ter 350 caracteres e aparecer por cinco horas.

“Para os criadores, o Super Chat tem dupla função: manter as conversas e conexões com os (super) fãs significativa e animada, e ganhar dinheiro”, disse Barbara Macdonald, gerente de produto no YouTube que trabalhou no desenvolvimento do Super Chat.

O Twitch tem um recurso semelhante chamado Cheering, que começou a funcionar em junho de 2016 e permite que a audiência dê “gorjetas” aos streamers durante uma transmissão ao vivo. Os espectadores usam “Bits”, emoticons animados em forma de pedras preciosas e podem comprá-los diretamente da janela de bate-papo; existem diferentes cores e tamanhos, com o valor começando em US$ 1,40 para 100 Bits. Os streamers recebem um centavo para cada Bit usado em seu bate-papo.

“Os espectadores do Twitch são muito experientes e em sintonia com seus streamers favoritos, então sabem que seu apoio é o que permite que transmitam em tempo integral”, disse Matt McCloskey, vice-presidente de comércio do Twitch.

O Super Chat e o Cheering são mais do que simplesmente dinheiro; também proporcionam outra maneira para os streamers se conectarem e conversarem com seu público. T.L. Taylor, professor de estudos comparativos de mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), disse que a interação em tempo real no streaming ao vivo, particularmente no gênero de videogames, é cada vez mais uma parte crucial da experiência.

“O streaming ao vivo de jogos lida com o prazer do espectador de ver outras pessoas jogando. Os streamers são adeptos da conexão com as pessoas que os assistem, atraindo-as para a experiência”, disse Taylor.

“Centenas de milhares” de compras

Games são um nicho bastante forte nas transmissões ao vivo do YouTubeRAFAL GERSZAK/NYT

O YouTube e o Twitch testaram outras formas de lucrar com esse conteúdo no passado, incluindo serviços de assinatura e merchandising: o primeiro apresentou seu serviço de assinatura, o YouTube Red, no final de 2015. Nele, os membros pagam um valor mensal para assistir a seus canais favoritos livres de anúncios.

No segundo, todos os canais são gratuitos, mas assinar um deles dá vantagens aos espectadores, como o bate-papo, emoticons e descontos exclusivos em mercadorias. As assinaturas custam geralmente cerca de US$ 4,99 por mês.

Mas recursos como o Super Chat e o Cheering deixam a experiência mais pessoal.

“Algumas pessoas gostam de me dizer que meus vídeos completam seu dia, ou qual vídeo é o seu favorito, ou dão sugestões para futuras transmissões. E, em geral, querem aumentar as chances de que seus comentários sejam vistos e que eu diga seu nome”, contou Rebelo.

Para Michael Pachter, analista da Wedbush Securities, pode haver uma desvantagem nesses novos recursos, pois é difícil prever como o público reagirá ao fato de ter que pagar pelas interações com os streamers.

“O Super Chat provavelmente está destinado a não dar certo. Acho que o modelo de negócio é falho e que a possibilidade de ‘comprar’ um lugar na fila pode desanimar um monte de fãs”, disse Pachter.

Uma porta-voz do YouTube contou que já houve “centenas de milhares” de compras no Super Chat desde que o produto foi lançado. “Qualquer um poderia fazer previsões, mas estamos muito animados com o uso e o engajamento no Super Chat”, disse ela.

Críticas ao modelo

Robelo transmite suas partidas de GTA V de casa, em VancouverRAFAL GERSZAK/NYT

No entanto, alguns comentaristas de internet não estão impressionados. Em fevereiro, o We the Unicorns, um site de notícias sobre personalidades do YouTube, chamou o Super Chat de “o recurso mais estranho do YouTube”, alegando: “Somos todos a favor de que os fãs de YouTubers apoiem financeiramente seus favoritos do jeito que quiserem, especialmente se tiverem algum retorno, mas será que a recompensa realmente deveria ser alguns segundos extras de atenção em uma sala de bate-papo?”.

Digby Lewis, ex-diretor de estratégia de marca do BuzzFeed, também expressou publicamente sua preocupação em um artigo de opinião para The Drum, uma revista especializada na indústria do marketing. Ele disse que os comentários pagos fomentavam a autopromoção pelos criadores e que poderiam levantar questões éticas sobre os comentários, pelo fato de se destinarem ao streamer ou ao resto da audiência.

“Um contribuição positiva merece ter destaque por causa de seu valor para a comunidade, não porque alguém tem uma vantagem financeira”, disse ele em seu ensaio editorial.

Por enquanto, os streamers parecem ter adotado o Super Chat e o Cheering. Rebelo disse que não acha que o Super Chat tenha decepcionado alguém durante a transmissão ao vivo de Grand Theft Auto V, embora algumas pessoas quisessem saber se era ele ou o YouTube que receberia o dinheiro.

E, mesmo que os maiores streamers possam ganhar milhões de dólares de publicidade e outras fontes, para todo o resto, os anúncios simplesmente não rendem o suficiente para sobreviver.

Clintus McGintus, de 35 anos, youtuber de Phoenix, usou o Super Chat em janeiro em seu canal, o Clintus.tv. Durante uma transmissão ao vivo de 30 minutos na qual anda pela filial local da Target, McGintus ganhou quase US$ 900.

“Este é o meu negócio, é assim que pago minhas contas. O Super Chat me ajuda a ir um pouco além. Dar dinheiro para as transmissões e receber uma mensagem ou ter seu comentário lido pelo criador de conteúdo é uma grande sensação.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]