O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, anunciou nesta sexta-feira (30) na região de Ponta Grossa o início da nova fase da campanhaestadual de vacinação contra febre aftosa. A ação entra em vigor a partir deamanhã e se estende até o dia 31 de maio. O secretário ainda destacou que essa etapa é uma segunda fase da etapa realizada em 2009 e o objetivo é vacinar apenas os animais de zero a 24 meses de vida. A determinação faz parte de um acordo firmado com o Ministério da Agricultura e tem por finalidade buscar a condição de estado livre da aftosa sem vacinação. Durante este ano a Secretaria da Agricultura espera imunizar cerca de 4,6 milhões de animais bovinos e bubalinos, todos jovens.
Este status passa por alguns ajustes que obedecem à Normativa 44 do Ministérioda Agricultura. O secretário estadual alerta que é importante que todos poderpúblico e privado façam o dever de casa no que se refere à estrutura física ehumana para que a operação seja bem-sucedida. Quanto à estrutura humana, foideterminado pelo governo do estado a contratação de mais de 300 profissionaisde nível superior e médio. No que se refere à estrutura física, o governo estáfazendo o levantamento necessário para readequar os postos de fiscalização nasbarreiras.
O secretário adiantou que alguns postos existentes terão de ser praticamentereconstruídos, como no caso da estação localizada na divisa com o estado de SãoPaulo. As barreiras com Santa Catarina não chegam a preocupar a secretaria, poiscontam com uma boa infraestrutura, uma vez que o estado já tem o status delivre da aftosa sem vacinação. Serão 35 postos de fiscalização sanitária efitossanitária que a secretaria passa a operar diretamente por meio dodepartamento de fiscalização.
A Secretaria de Agricultura ainda alerta que, para cada animal não-vacinado, oprodutor poderá ser multado em R$ 81,43, além de ter de vaciná-lo posteriormente. A comprovação da vacina, por sua vez, deverá ser feita até o dia 31 de maio. Após receber a certificação nacional, o Paraná tentará conquistar o status internacional de livre de aftosa sem vacinação condição necessária principalmente no que se refere àcomercialização dos produtos paranaenses no competitivo mercado externo.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião