A nova lei dos portos, sancionada em junho pela presidente Dilma Rousseff, mudou os critérios para a escolha dos vencedores das licitações de arrendamentos em portos públicos. Diferentemente da regra antiga, que previa que a oferta com melhor preço passava a operar na área arrendada, hoje a licitação é definida por uma série de critérios, como a maior capacidade de movimentação de carga, a menor tarifa a ser cobrada das empresas que usam os portos para importação ou exportação de produtos, ou o menor tempo de movimentação de carga. Esses pré-requisitos poderão ser usados em conjunto ou de maneira isolada para definir quem vai explorar cada uma das áreas.

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Leilões

Os leilões, que antes eram conduzidos pelas autoridades portuárias, agora ficarão concentrados na Secretaria Especial dos Portos (SEP) e na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os dois órgãos, porém, podem delegar a autonomia das licitações aos portos para acelerar os processos.

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A renovação dos contratos antigos também foi alvo de polêmica. A proposta de alguns parlamentares e operadores era de que as áreas já ocupadas tivessem seus contratos renovados por 10 anos. A proposta foi vetada pelo governo federal e estas áreas estão nas listas de novos arrendamentos que vão à consulta pública.

Tentativa

Um grupo de parlamentares tentou incluir na Medida Provisória 619, votada ontem na Câmara e que discutia o regime de contratação diferenciada da Companhia Nacional de Abastecimento, uma brecha para que os contratos de arrendamentos portuários antigos pudessem ser renovados automaticamente. A emenda, no entanto, não passou no plenário.

Acompanhe os principais acontecimentos desde a publicação da MP que originou o novo marco regulatório dos portos, ainda no ano passado:

06/12/2012 - Anúncio do pacote portuário com a publicação da MP 595, o novo marco regulatório do setor.

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16/05/2013 - Aprovação da MP no Congresso Nacional.

05/06/2013 - Sanção da Lei 12.815, a partir da MP.

28/06/2013 - Publicação do decreto 8.033 que regulamentou algumas partes do novo marco regulatório.

04/07/2013 - 1º Anúncio Público de Terminais Privativos.

07/08/2013 - 2º Anúncio Público de Terminais Privativos.

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12/08/2013 - Abertura da consulta pública para o 1º Bloco de Arrendamentos, do porto de Santos (SP) e cinco portos do Pará (Santarém, Vila do Conde, Outeiro e Belém e Miramar).

30/08/2013 - Audiência pública dos arrendamentos de Santos.

02/09/2013 - Audiência pública dos arrendamentos do Pará.

27/09/2013 - Abertura da consulta pública para o 2º Bloco de Arrendamentos, dos portos de Paranaguá, São Sebastião (SP), Aratu e Salvador (esses na Bahia).

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