Apontado muitas vezes como a mais amigável das versões do Linux, o Ubuntu ganhou nova edição na semana passada. O Ubuntu 9.10 Desktop Edition está disponível desde a quinta-feira para download gratuito e traz diversas novidades, entre elas um serviço de backup e armazenamento de arquivos baseado em cloud computing ou seja, na transferência de conteúdo do computador do usuário para a internet.
Segundo a Canonical, empresa de software responsável pelo desenvolvimento e suporte ao Ubuntu, as mudanças tornam mais rápidas operações como a de ligar a máquina e fazer login.
Já o serviço de cloud computing, batizado de Ubuntu One, entra no programa como um componente padrão do desktop. Entre as facilidades incluídas no pacote estão a sincronização de contatos e um sistema de recados e lembretes. O serviço tem duas "faixas". A primeira, gratuita e disponível para todos os usuários do Ubuntu 9.10 (versão apelidada de Karmic Koala), oferece capacidade limitada a 2 GB. Quem quiser mais pode optar pela versão paga, que permite guardar nas nuvens até 50 GB, por US$ 55 ao ano.
Usuários de netbooks ganham mais facilidade com as melhorias na interface Remix, que pretende aprimorar o padrão de uso para máquinas pequenas. Assim como o Ubuntu 9.10 para desktops, o Ubuntu Netbook Remix integrará o programa de mensagens instantâneas Empathy, que facilita a transferência de arquivos de texto, voz e vídeo.