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Automóveis

Nova X-Trail: menos potência e preço melhor

O disputa no mercado de utilitários esportivos médios no Brasil ficou ainda mais acirrada. Depois dos lançamentos do Dodge Journey e da Chevrolet Captiva, agora é a vez do Nissan X-Trail mostrar seus atributos para conquistar um segmento que, nos primeiros quatro meses deste ano, vendeu cerca de 29 mil unidades – o dobro em comparação com o mesmo período de 2007 (14,5 mil).

A apresentação do segunda geração do jipe japonês ocorreu ontem, em São José dos Pinhais, onde fica a sede da marca no país. E o que mais chamou a atenção no veículo foi a nova motorização. A Nissan trocou o propulsor 2.5 litros com 180 cavalos de potência pelo 2.0 litros de 138 cavalos, utilizado pelo sedã Sentra. A mudança limitou um pouco a agressividade do carro, mas melhorou seu preço.

O novo X-Trail parte de R$ 94.990 no acabamento SE e pula para R$ 102.590 no LE, mais completo. "O modelo anterior chegava a custar 12% a mais. Para esse nicho de mercado, o preço é um fator preponderante na hora da aquisição", ressaltou Arison Souza, diretor de marketing. Ambas as versões oferecem tração 4x4 eletrônica.

A primeira geração do X-Trail foi lançada no Brasil no fim de 2004 e alcançou apenas 660 unidades vendidas até junho deste ano. O utilitário é o último produto da primeira fase do plano Shift-Mercosul, lançado em setembro de 2006. O plano deve consumir R$ 150 mil até o fim do ano que vem, e prevê o lançamento de mais um veículo.

O lançamento foi um dos destaques da Nissan no 18º Congresso Fenabrave, da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores, que ocorre até amanhã no ExpoUnimed Curitiba.

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