LONDRES - Tecnologias modernas estão deixando as pessoas mais estressadas e, por conseqüência, fazendo com que elas bebam e fumem mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela organização britânica Developing Patient Partnerships.
De acordo com o estudo, feito em 2005 com mil pessoas, as "novas tecnologias" (serviços automatizados, celulares e computadores) estão no topo da lista de fatores de estresse (ao lado de morte e divórcio): mais de 30% dos entrevistados disseram que suas maiores fontes de estresse são as novas tecnologias. Outros fatores citados foram problemas financeiros e doença.
Os resultados mostraram, também, que mais de um terço dos homens e um quarto das mulheres bebem um drinque para combater esse "estresse moderno", como uma estratégia para relaxar. E, do total de entrevistados, 27% dos homens e 23% das mulheres disseram que costumam acender um cigarro quando estão expostos a situações de estresse.
O estudo servirá de base para a organização - uma instituição de caridade para educação e saúde na Grã-Bretanha - lançar campanhas de gerenciamento e prevenção do estresse.
Um dado do estudo surpreendeu: 41% das pessoas acham que o trabalho ajuda a lidar com o estresse, o que pode indicar que uma boa vida profissional pode ter um efeito positivo. Além disso, 63% das pessoas disseram que não pensam em pedir licença do trabalho quando estão sofrendo de estresse.
Por outro lado, 25% dos entrevistados disseram que se preocupam com o que seus chefes iriam pensar caso tivessem que faltar por causa de estresse.
O levantamento também avaliou se as pessoas sabem exatamente o que é estresse. E, também surpreendentemente, a maioria acha que estresse é simplesmente "ter tido um dia ruim".
Em artigo publicado na edição online da instituição, a porta-voz da organização, Rosemary Anderson, disse que "está claro que as pessoas fazem muita confusão sobre o que é estresse e sobre como lidar com ele".
De acordo com o estudo, 68% dos entrevistados consideram que estresse é o mesmo que ter um dia ruim e 58% afirmaram que é ter muitas tarefas para fazer.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast