Um novo telefone do Google, que virá equipado com um chip capaz de permitir a seu dono fazer pagamentos virtuais, será lançado em breve, informou na segunda-feira o presidente do gigante americano da internet. O sucessor do smartphone Nexus One rodará a nova versão do sistema operacional Android, apelidada de Gingerbread, e deve incluir um chip para transações financeiras, segundo explicou o diretor executivo do Google, Eric Schmidt.
Schmidt não revelou qual companhia fabricou o telefone. "Tenho aqui comigo um produto ainda não anunciado", disse, tirando do bolso do casaco um telefone de tela sensível ao toque, durante uma palestra na Feira 2.0, em São Francisco, Califórnia. "Estes aparelhos móveis serão capazes de fazer compras", continuou. "Essencialmente, ele serve para tudo e algum dia substituirá os cartões de crédito. Na indústria, é o que chamamos de tocar e pagar (touch and pay, em inglês)." Os chips armazenam dados pessoais que podem ser transmitidos a leitoras de lojas, por exemplo, apoiando o telefone sobre uma plataforma.
O Google trabalhou com a gigante da eletrônica taiwanesa HTC para desenvolver o Nexus One, lançado em janeiro, quando estreou no mercado dos smarphones.