A LG anunciou neste domingo (21) seu novo smartphone top de linha, o LG G5. O evento antecedeu o Mobile World Congress, um dos principais eventos de telefonia celular, que começou oficialmente nesta segunda (22). A principal novidade da gigante coreana foi apostar no conceito de “celular modular”, que permite a troca de peças (ou módulos) para turbinar funções do aparelho.
A porção inferior do G5 é removível, o que permite sem dificuldades a substituição da bateria. É possível também encaixar na região outras peças, para finalidade mais específicas.
Uma delas é o LG Cam Plus, criada para quem se interessa por fotografia. A peça aumenta a área do telefone, o que permite segurar com mais facilidade e fazer fotografias com apenas uma mão. Ela também oferece botão físico para tirar fotos, botão dedicado para captar vídeos e controle de zoom. O Cam Plus também aumenta o tamanho da bateria -de 2.800 mAh para 4.000 mAh.
Outro módulo apresentado foi pensado para fãs de áudio de alta fidelidade. O LG Hi-Fi Plus é um DAC de 32 bits (equipamento que converte som digital em analógico), o que supostamente melhora a qualidade dos sons emitidos pelo aparelho, principalmente música. A peça foi desenvolvida pela Bang & Olufsen. Os módulos serão vendidos separadamente.
O Google já experimentou com a ideia de celulares modulares com o projeto Ara, mas ele nunca chegou a ser lançado.
Design
O G5 empresta outros elementos de sucesso na indústria. O design lembra o do iPhone 6 (e 6s), incluindo a escolha do material, o alumínio. Ele também tem uma tela inteligente, que vive exibindo notificações rápidas – lembra o Active Display do Moto X.
Internamente, ele apresenta especificações compatíveis com um topo de linha: 4 Gbytes de memória, tela com resolução de 2.560 x 1.440 pixels (5,3 polegadas), armazenamento de 32 GB (suporte a cartão microSD de até 2 Tbytes) e processador Snapdragon 820. Ainda não há data de lançamento para o aparelho no Brasil.
No evento, a LG também apresentou um óculos de realidade virtual, batizado de LG VR;a categoria do produto deverá estar em alta na feira. A principal diferença para os seus concorrentes é que o LG VR não exige que smartphone seja colocado dentro dos óculos, como acontece com o Gear VR da Samsung. Ele se conecta ao G5 via USB-C.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast