Serviço

"Fora da Caixa - Tendências do Varejo Global: pós-NRF", dia 10 de fevereiro, das 8h30 às 10h30, no Cinemark do Shopping Mueller. Informações pelo telefone (41) 3018-1695.

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Nada de circular pelo supermercado inteiro atrás dos itens para o café da manhã, correndo o risco de sair sem levar nem ao menos o pão. Para ajudar o cliente a ganhar tempo – e gastar mais – os produtos devem estar próximos.

Na loja de roupas, vale investir no conceito da marca, alinhada com o perfil do seu público, e oferecer serviços que contribuam para a construção de um estilo de vida: um café, livraria ou consultorias de compras.

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"O consumidor tem um novo perfil, muito mais fiel à filosofia de determinada marca do que a seu produto. Esse valor agregado é o que o conquista e o engaja, transformando a experiência de compras", explica Zeh Henrique Rodrigues, diretor-presidente da Brainbox, do Grupo OM de Comunicação. Atentos às tendências do mercado de varejo, os profissionais no Grupo OM participam todos os anos da Retail'Big Show, em Nova York. A ideia é buscar novidades e novos conceitos na área de vendas para oxigenar o mercado local.

Nesta terça-feira (10), eles dividem o que viram na 104ª edição, realizada em janeiro passado, com empresários e profissionais de comunicação em evento gratuito, no Cinemark do Shopping Mueller, a partir das 8h30.

Rodrigues destaca mudanças nas ofertas do varejo que vão de encontro a um perfil mais exigente do público consumidor. "Hoje a concorrência é muito maior e é mais difícil manter a fidelidade do cliente. Quando a experiência de compra fica completa e divertida, ela se transforma em uma jornada que pode ser compartilhada", diz. As mudanças no processo de venda exigem que o varejista seja criativo ao oferecer seus produtos.

"Quem fica restrito ao produto, vai competir por preço e está condenado à falência. A curadoria de um estilo de vida, quando o lojista abre o leque de opções de produtos e serviços ao cliente, vem sendo adotada pelos grandes players mundiais". A preocupação com o tempo e o estilo de compras do seu cliente pode ser traduzida em ações simplificadas, como a exposição compartilhada de produtos femininos e masculinos em uma loja de vestuário ou artigos esportivos. A divisão da vida doméstica pelos jovens casais tem reflexo no comportamento de compras do consumidor.

Para ganhar tempo, a dupla vai junto ao shopping, por exemplo. "Em outra ponta, vale destacar os nichos como os dedicados ao público masculino, que agora tem a chance de frequentar uma barbearia requintada, por exemplo, sem dividir espaço com clientes de um salão de beleza convencional", explica.

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Na área de tecnologia, soluções que eliminam filas e abreviam o check-out da loja também serão apresentadas no evento Fora da Caixa – Tendências do Varejo Global.

Nesse quesito, além da ferramenta, o treinamento de pessoal é fundamental para tornar a compra mais prazerosa. "Desde a abordagem à apresentação do produto, o vendedor precisa estar sintonizado com o desejo do consumidor", lembra Rodrigues.