Exatamente uma semana após a Microsoft lançar a última versão de seu programa de navegação na web, batizado de Internet Explorer 7, a Mozilla oficializou o lançamento de seu grande concorrente, o Firefox 2.0. Entre os novos recursos do navegador – que pode ser baixado gratuitamente a partir do site www.mozilla.com – está um corretor ortográfico para e-mails ou blogs, alertas para sites infectados com programas espiões (spywares), além do sistema que recupera páginas visitadas – um alívio para os casos de travamento do computador.

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O Firefox vem ganhando usuários desde que foi lançado, no fim de 2004. De acordo com uma pesquisa feita no início do mês pela consultoria holandesa especializada em tráfego na internet OneStat, o programa desenvolvido pela Fundação Mozilla já conquistou 12% dos internautas ao redor do mundo – o dobro do verificado há um ano. Seu principal diferencial em relação ao Explorer, da gigante Microsoft, foi a popularização das "abas", que permitem visitas simultâneas a diferentes sites. O eficiente sistema de bloqueio de pop-ups (anúncios que se abrem automaticamente) também foi responsável por chamar a atenção de 80 milhões de pessoas – número estimado de clientes da Mozilla.

O Internet Explorer 7, por sua vez, representa a primeira grande atualização do browser da Microsoft desde 2001. De acordo com especialistas, a empresa de Bill Gates – que ainda detém 86% do mercado de navegadores – resolveu simplesmente copiar e incrementar algumas ferramentas do Firefox, como as "abas" e um filtro anti-fraudes mais poderoso, para continuar na liderança.

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