Antonina - O guindaste inaugurado ontem pelo porto privado da Ponta do Félix, em Antonina (Litoral do Paraná), deve reduzir pela metade o tempo para o embarque de cargas no terminal. O equipamento alemão, da marca Liebherr, custou R$ 12 milhões e pode movimentar 20 mil toneladas por dia de qualquer tipo de carga, de grãos a contêineres. Tem 63 metros de altura e capacidade de até 104 toneladas de carga. Com isso, o porto vai dobrar a velocidade das operações, reduzindo o tempo de espera dos navios.
Segundo o diretor-presidente da Ponta do Félix, Luiz Henrique Tessuti Dividino, a aquisição faz parte do programa de investimentos do terminal, conforme acordo fechado com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). "O novo equipamento movimenta um navio em apenas dois dias, ao contrário das operações realizadas anteriormente, que levavam o dobro do tempo", descreve.
Presente à inauguração, o ministro da Agricultura, Daniel Gonçalves Filho, disse que a redução dos custos vai favorecer os produtores rurais paranaenses. "O novo equipamento reduz a fila de caminhões e a espera dos navios. Consequentemente, baixa o custo de exportação do estado do Paraná", afirmou.
O guindaste vai atender cerca de 25 empresas de exportação e importação na Ponta do Félix. Para Felipe Cortes, diretor para a América Latina da empresa de fertilizantes Belarusian Potash Company, a aquisição dá mais credibilidade ao porto de Antonina. "O guindaste garante para a empresa e para os clientes uma grande agilidade, diminuindo as filas no setor portuário", diz.
Fertilizantes
Em outubro, o porto operou 85 mil toneladas de produtos, a maior movimentação de sua história. E, depois de cinco anos sem movimentar fertilizantes, o terminal recebeu na terça-feira o navio russo MS Livadia, carregado com cloreto de potássio granulado carga que ontem estava sendo descarregada pelo novo guindaste. Foi a primeira embarcação a usar a preferência de atracação concedida pela Appa a partir de setembro.
Até dezembro, o terminal de Antonina terá novos armazéns multicargas, com capacidade para 17 mil toneladas de grãos, e um pátio de armazenagem de contêineres vazios. A Appa também já anunciou que, no fim do ano, deve ter início a dragagem do canal de acesso ao terminal da Ponta do Félix. O rascunho do edital está em fase de conclusão, aguardando o licenciamento ambiental da obra.
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