O governo relançou oficialmente nesta quarta-feira (15) o projeto do trem-bala ligando Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro e pretende fazer um primeiro leilão do projeto em 31 de maio do próximo ano. O diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Ivo Borges, assinou o lançamento da consulta pública ao edital do projeto, que será publicado amanhã no "Diário Oficial da União". O rascunho do edital estará disponível a partir do dia 23 de agosto para receber sugestões de aperfeiçoamento. Depois disso, a ANTT planeja colocar à disposição do mercado o edital final até 31 de dezembro deste ano.
O primeiro leilão, em maio do próximo ano, será para escolher a empresa que vai fornecer os trens e fazer o transporte de passageiros.
Após essa concorrência, o governo ainda precisa realizar uma outra para escolher a empresa para construir e manter a via ferroviária.
Pelo modelo proposto, a empresa que vencer o primeiro leilão vai receber os recursos das passagens e pagar uma parte disso ao governo. E o governo pegará o dinheiro da primeira empresa para pagar à segunda, responsável pela construção e manutenção da via. Se o recurso da primeira for insuficiente para pagar a segunda, o governo completará a diferença.A intenção do governo é fazer o segundo leilão até o fim de 2013 e estar com o trem funcionando ao fim de 2018.