Um novo serviço de telefonia foi lançado, ontem, pelo Grupo Wertt em parceria com a Sercomtel Celular. Trata-se do freakom. Os usuários de pré-pago e pós-pago da operadora londrinense poderão falar um minuto gratuitamente, duas vezes por dia. Para isso, deverão discar o código de encaminhamento de chamada *043 e o número da chamada a fazer, ouvirão 24 segundos de propaganda e, na sequência, terão um minuto gratuito para falar.
Segundo o presidente do Grupo Wertt, Jean Marc Schiffler, o serviço é uma inovação mundial. "Não há nada parecido no mundo. Estamos fazendo o lançamento mundial no Brasil e na Sercomtel, devido sua base de celulares pré e pós-pago e fixa."
De acordo com Schifller, dos 80 mil assinantes da base da Sercomtel Celular, 70% já aderiram ao serviço, o que corresponde a 56 mil usuários. De início, serão limitadas duas chamadas/dia por usuário. "Para ser possível alcançar toda a base", explica Schiffler.
Com o freakom os usuários poderão ter até 60 minutos de economia por mês. "O tempo médio de duração de ligações feitas pelo usuário é de 18 minutos por mês, no pré-pago e 67 minutos/mês no pós-pago", afirma Schiffler. "Com o freakom, pelo sistema pré-pago as pessoas poderão falar 300% a mais do que a média nacional, e 56% a mais pelo pós-pago."
Programação
De acordo com o presidente da Sercomtel, Fernando Kireeff, até 23 de setembro já existe uma grade de programação de mensagens publicitárias da Ambev Antártica ZubZero em parceria com o Super Muffato. A partir da próxima segunda-feira, mais seis patrocinadores estarão no ar, entre eles Móveis Brasília e Colégio Londrinense.
Schiffler afirma que o novo canal de mídia é bastante democrático, com custo por evento (24 segundos mais um minuto de conversação) de R$ 0,56. "Quem tiver R$ 1 mil para investir terá 2 mil eventos." Ele explica que as mensagens publicitárias têm o mesmo modelo dos comerciais de rádio. "O freakom abre um canal de mídia direto entre os anunciantes e os clientes de telefonia móvel. Esses anunciantes terão acesso à base de dados com o perfil dos usuários da Sercomtel Celular", afirma.
O presidente da Sercomtel, Fernando Kireeff explica que o freakom representa um incremento nos negócios da empresa. "Faz parte de uma estratégia ampla de inovação que tem impacto direto no cliente, trazendo mais satisfação e com isso a ampliação da base de assinantes e, consequentemente, de faturamento da Sercomtel." Kireeff diz que ainda é prematuro dizer em quanto esse faturamento deverá crescer com o novo serviço.
O freakom está disponibilizado 24 horas, mas vai depender de ter no ar mensagens publicitárias, uma vez que as conversas gratuitas são custeadas pelos patrocinadores. No dia que não tiver patrocinador, a ligação não será completada.
O usuário não precisa fazer cadastro ou assinatura para usar o freakom.