Uma ferramenta de auxílio ao micro e pequeno empreendedor foi lançada hoje pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). O PAI (Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio) é um software de assessoramento que facilita a gestão administrativa do pequeno negócio.
O programa possui módulos sobre preço médio de mercadorias e serviços, custo tributário por nota emitida, fluxo de caixa inteligente com a geração de cenários, controle de estoque, controle patrimonial, módulos integrados de BI e CRM, módulo de cálculo e projeção de custo dos funcionários, aluguel e financiamentos.
"Percebemos que a principal causa de mortalidade das microempresas é a falta de planejamento, então, criamos a ferramenta para guiar o nascimento, a maturação e o desenvolvimento do micro e pequeno negócio", afirma explica Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior do IBPT.
O PAI alerta o empreendedor sobre erros no controle das suas finanças e avisa se o estoque estiver baixo ou muito alto, entre outras funções. Por isso, é considerado pelo IBPT um "conselheiro". A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no site http://www.pai.org.br por microempreendedores individuais ou microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. Empresas de qualquer segmento e qualquer lugar do Brasil podem se cadastrar.
O software é personalizado de acordo com o tipo de empreendimento cadastrado no sistema. "A administração de uma padaria é diferente da de uma farmácia", afirma Amaral.
O IBPT tem no currículo a criação de outras ferramentas como o Impostômetro, o Empresômetro e o Wiki IR.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião