Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
internet das coisas

Novo wi-fi para objetos inteligentes terá dobro do alcance do atual

A chamada internet das coisas, uma das tendências tecnológicas de 2016, usará a nova versão da wi-fi | /
A chamada internet das coisas, uma das tendências tecnológicas de 2016, usará a nova versão da wi-fi (Foto: /)

A Wi-Fi Alliance, associação das empresas do ramo de internet sem fio, anunciou nesta segunda-feira (4) uma nova versão de wi-fi, que será voltado principalmente para objetos smart.

Chamado de Wi-Fi HaLow (diz-se “halo”), a nova rede será transmitida em um espectro menor de banda (900 MHz contra de 2.4 GHz a 5 GHz da atual), o que permite um alcance duas vezes maior e menos interferência –como de paredes – no sinal.

Apesar do alcance, a conexão não será tão poderosa, servindo apenas para ligar os aparelhos à web. A ideia, portanto, não é usar uma geladeira inteligente para acessar sites.

O novo tipo de rede será destinado a objetos que tenham bateria pequena ou não precisam ficar o tempo todo na tomada nem serem recarregados constantemente. É o caso de carros, equipamentos médicos digitais, geladeiras, câmeras de segurança, “gadgets” para a casa e os chamados itens vestíveis, como relógios inteligentes.

Esses aparatos, hoje, funcionam com tecnologia bluetooth para conexão, que terá a concorrência do novo wi-fi.

O HaLow, assim, é uma resposta da associação à principal reclamação dos desenvolvedores de objetos smart, que é o alto consumo de energia que a internet sem fio necessita.

Integração

Segundo a aliança, o Wi-Fi HaLow funcionará de forma muito parecida à do wi-fi atual – e será complementar a ele. Objetos como smartphones e computadores continuarão se conectando à rede que já existe, enquanto a chamada internet das coisas, uma das tendências tecnológicas de 2016, usará a nova versão.

De acordo com o site The Verge, os primeiros produtos certificados para operar com o novo wi-fi devem ser comercializados só em 2018 – ainda que haja a possibilidade de a tecnologia ser implantada antes disso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.