Parque de autopeças
As secretarias de Planejamento e Indústria e Comércio estão fazendo estudos preliminares para criar um parque de autopeças no Paraná. Entre outras coisas, buscam um grande terreno não necessariamente na Grande Curitiba que possa abrigar várias empresas. "Esse polo deve ter algumas vantagens que, por exemplo, estimulem empresários a investir em condomínios industriais, para alugar a fabricantes. A ideia é beneficiar principalmente empresas de origem paranaense", diz o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Carlos Alberto Del Claro Gloger.
O governador Beto Richa disse em março que o governo negociava a vinda de quatro montadoras ao estado. Três meses depois, a informação oficial é de que as conversas continuam, embora algumas estejam um pouco mais adiantadas. Os nomes das empresas são mantidos sob sigilo, "até para não alertar outros estados", diz o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Carlos Alberto Del Claro Gloger.
Há quem inclua na lista a alemã Audi, que, depois de sete anos, pode voltar a compartilhar produção com a Volkswagen em São José dos Pinhais. Outra hipótese está ligada à Volvo, que pretende fabricar no Brasil mas não na unidade que já tem em Curitiba uma segunda marca caminhões, que pode ser a Renault Trucks, a UD ou a Mack. A chance de a Mercedes-Benz vir para cá é mais remota. A própria montadora alemã declarou estar negociando com outros quatro estados, incluindo Santa Catarina, que já conquistou a fábrica da BMW.
O Paraná tem chances de abrigar a produção de novos modelos nas fábricas já instaladas. Especula-se que a Volkswagen venha a montar no estado a sétima geração do Golf, caso o modelo de início importado do México faça sucesso no Brasil. De quebra, isso facilitaria a vinda da Audi, que poderia fabricar o A3 hatch e sedã sobre a mesma plataforma do carro da Volks. No mercado também circula o rumor de que a Renault avalia produzir no Paraná o utilitário esportivo Captur e a perua Clio Estate. (FJ)
Colaborou Renyere Trovão
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