O Blu-Ray recebeu forte empurrão na feira. A Philips jogou todo o seu peso a favor do disquinho, mostrando seus Blu-Rays graváveis de 25 gigabytes (cinco vezes mais espaço que um DVD) e players de Blu-Ray domésticos e para computadores pessoais. O Triple Writer toca tudo: CD, DVD e Blu-Ray. A apresentação da holandesa sobre o tema contou com pesos-pesados do cinema, representando estúdios como Fox, Paramount e Warner, todos anunciando o lançamento para breve de filmes novos e velhos no formato Blu-Ray. A Sony já lançou discos graváveis de 50Gb no formato e a Philips promete entrar nessa seara muito em breve. A Sony, aliás, avisou na IFA que o PlayStation 3, a sair no fim do ano, virá com Blu-Ray player.
Do outro lado do ringue, a Toshiba defendeu bravamente o formato HD-DVD, que embora na versão camada simples tenha menos espaço que o Blu-Ray, apresentando 15 GB, é em tese mais fácil de fabricar por ter uma estrutura semelhante à do DVD. Isso, segundo seus defensores, o tornaria o sucessor natural do formato hoje em voga. Ambos os formatos, no entanto, têm forte controle de direitos autorais e de cópias. Não admira o interesse de Hollywood.
A alta definição dos televisores na feira chegava a 1.080 linhas na imagem (contra 480 na TV convencional). E o futuro pode ser mais do que isso: pode ser a televisão 3D. No estande da Philips já se viam protótipos, em que determinados objetos moventes, como bolas ou flores caindo, se destacavam na tela num clima de três dimensões, sem que os espectadores precisassem usar qualquer tipo de óculos. Por enquanto, são só um monitores. Mas, para Rudy Provoost, é o novo caminho.
A estrela da IFA 2006 é a tevê de alta definição (HDTV). Só no primeiro semestre de 2006, as vendas de telas de plasma e LCD aumentaram 30% na Alemanha, boa parte por conta da Copa do Mundo. "Isso mostra que a HDTV se propaga com maior velocidade do que à sua época a televisão a cores", diz o presidente do conselho fiscal da Sociedade para Eletrônica de Entretenimento e Comunicação, Rainer Hecker.
As TVs de telas planas cada vez maiores estão substituindo rapidamente os velhos modelos de tubo de imagem. Enquanto no ano passado as vendas de televisores de 32 polegadas estouraram, neste ano o mercado abre caminho para as telas de 42 e até de 52 polegadas.
Periodicidade
A IFA, antes um evento bienal, ocorrerá a partir deste ano a cada 12 meses. A avaliação de seus organizadores é que dois anos é um tempo longo demais para a indústria da tecnologia, segmento onde novidades aparecem com grande intensidade.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast