Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

NTT Data se instala em Londrina

Multinacional de TI, sexta maior empresa do mundo no segmento, deve gerar até 150 novos postos de trabalho no município até o fim do ano

Angelo Mazzochi, CEO da NTT Data: necessidade de marcar presença no Sul do país | Divulgação
Angelo Mazzochi, CEO da NTT Data: necessidade de marcar presença no Sul do país (Foto: Divulgação)

O grupo NTT Data, o sexto maior do mundo na área de serviços de Tecnologia da Informação (TI), se prepara para iniciar as operações em Londrina, no Norte do estado. A abertura da nova unidade deve gerar no município de 120 a 150 empregos até o final de 2014, estima o CEO da empresa no Brasil, Angelo Mazzochi. A unidade é a segunda aberta no Paraná. Desde 2012, Curitiba já conta com um centro de desenvolvimento de softwares da empresa, o primeiro da NTT Data na América Latina.

Um imóvel de 1,2 mil metros quadrados na Avenida Santos Dumont deve abrigar as instalações da multinacional em Londrina. Segundo Mazzochi, o processo para adequar a infraestrutura do local às necessidades de trabalho ainda está em andamento. A parte burocrática, como locação da área, já foi resolvida, mas ainda faltam investimentos na rede elétrica e de TI. A previsão é que as atividades tenham início em junho.

Uma unidade de Recursos Humanos ainda será instalada no município para selecionar a mão de obra a ser contratada. A possibilidade de encontrar mais profissionais qualificados em Londrina foi um dos diferenciais que pesaram na decisão de expandir a atuação da empresa no Norte do estado. "A opção foi ligada ao desejo de reforçar a presença geográfica na região Sul do país, uma região extremamente importante pela realidade de empresas no setor manufatureiro e financeiro, combinada à qualidade de trabalho e de disponibilidade de profissionais locais", explica o CEO da NTT Data.

Ele argumenta que a unidade de Londrina será um reforço às operações já desenvolvidas na capital paranaense. O foco no interior, comenta, serão atividades com valor agregado, com a terceirização de processos de negócios, em especial para grandes clientes do mercado financeiro, e não de call center, como foi especulado na cidade. O trabalho na área de Business Process Outsourcing (BPO) consiste na terceirização de serviços que não façam parte do core business da empresa. No caso de Londrina, a NTT Data será responsável por tarefas de backoffice de uma instituição financeira.

"Serviços de BPO são extremamente interessantes quando conseguem ajudar o cliente a aumentar sua eficiência operacional", pontua Mazzochi. A expectativa é que Londrina também possa contar, a partir de 2015, com um centro de desenvolvimento de software. "É uma grande oportunidade para nós. O Paraná é um estado importante e promissor para os negócios", define Mazzochi. Ele não divulgou, contudo, o valor do investimento em Londrina.

Sediada no Japão, a NTT Data começou a operar em 2011 no Brasil. Ela está presente em 36 países e emprega cerca de 62 mil pessoas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.