O Nubank anunciou nesta quarta-feira (12) que acabará com a flutuação cambial para compras internacionais feitas por clientes de seu cartão de crédito. A partir de agora, gastos realizados em moeda estrangeira serão cobrados com o valor da mesma no dia da transação, e não mais o do fechamento da fatura. A medida vale para compras feitas no Brasil, em sites internacionais; e em viagens para o exterior.
A novidade vai de acordo com uma permissão do BC de 2016, que passou a permitir que as instituições financeiras realizassem a cobrança neste formato. O Nubank é a primeira instituição a oferecer a opção de forma automática. Em outros bancos que trabalham com o mesmo modelo cabe ao cliente solicitar que o dólar seja “travado” na data da compra. O padrão é cobrar o valor do momento de fechamento da fatura.
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Vale destacar que o estabelecimento tem até 7 dias para processar a compra, então a cobrança pode ser realizada em uma data um pouco posterior à solicitação. Ainda assim, a intenção do Nubank é evitar grandes surpresas no momento do pagamento, principalmente em um período de grande oscilação cambial como o atual.
“Sabíamos que muitas pessoas ficavam inseguras ao fazer compras internacionais por não conseguirem prever quanto o dólar vai mudar ao longo do mês e, com isso em mente, trabalhamos muito para criar uma solução que desse mais transparência e poder aos nossos clientes na hora de tomar essas decisões”, explica David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Todas as compras internacionais cobradas em faturas com fechamento a partir do dia 17 de outubro já terão cobrança nos novos moldes, de acordo com a empresa.