O número de turistas estrangeiros no Brasil deve bater recorde este ano, com 5,4 milhões de visitantes gerando US$ 6,7 bilhões em divisas. Os dados são de pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10) pelo Ministério do Turismo.
Os turistas sul-americanos já são maioria entre os estrangeiros que vêm ao país (2,3 milhões em 2010), à frente dos europeus (1,6 milhão), dos norte-americanos (773,1 mil) e dos asiáticos (220 mil). Argentinos, americanos, italianos, uruguaios e alemães são os que mais procuram o Brasil como destino turístico.
O levantamento também mostra que a avaliação dos turistas estrangeiros sobre os aeroportos do Brasil vem piorando. Em 2004, 85,7% dos visitantes consideravam os terminais internacionais do país bons ou muito bons, percentual que caiu para 81,1% no ano passado. O ministro Gastão Vieira, no entanto, ponderou que a concessão de alguns aeroportos poderá mudar o quadro.
Sol, praia e natureza são os principais atrativos. Os estados de São Paulo, principalmente devido ao turismo de negócios, e do Rio de Janeiro, procurado sobretudo como destino de lazer, atraem quase a metade dos visitantes estrangeiros no país. As capitais paulista e fluminense são o destino de quase um terço dos turistas que vêm ao Brasil.
O estudo revelou também que o Brasil supera a expectativa de um em cada três visitantes estrangeiros. Os entrevistados que deram nota máxima ao país foram 31,5%, o maior percentual já apurado.