Dá para evitar o reprovável "Control C, Control V" em pesquisas escolares na internet? Alguns especialistas garantem que sim; que com criatividade, e bem aplicada, a tecnologia pode ser aliada da educação e não um "bicho-papão".
O professor pode indicar três sites sérios onde o aluno poderá fazer a pesquisa sobre células, por exemplo. Os alunos terão de pesquisar e ler estes conteúdos e levar à sala de aula, da forma escrita ou não, três situações que considerou interessante sobre o assunto. "Dessa forma, o aluno será estimulado a pensar e interpretar o que leu", afirma a pedagoga Elen Goulart, coordenadora regional de sistemas de ensino da Editora Positivo. O professor José Armando Valente, chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas, toma como exemplo de má aplicação dos recursos tecnológicos um caso em uma escola do estado de São Paulo. "Lá, o professor usava uma lousa eletrônica para exibir o conteúdo em power-point, mas exigia que os alunos copiassem tudo à mão." Um retrocesso.
79%dos estudantes nos países desenvolvidos usam o computador para os trabalhos escolares.
3 alunos, em média, dividem um PC nas escolas americanas. No Brasil esse número é de 50.
Fonte: Pisa (OCDE).