Marcello Lauer, diretor da empresa: decisão sairá até janeiro| Foto: Divulgação

Futuro

Parceria com farmacêutica europeia à vista

Sem divulgar detalhes, visto que o projeto ainda está em vias de fechamento, o diretor-superintendente da Nutrilatina, Marcello Lauer, revelou outro projeto para 2012. Uma aliança com uma indústria farmacêutica europeia colocará a empresa paranaense em um novo ramo da suplementação alimentar.

O projeto também deve ser anunciado em breve e, por ora, o que Lauer adianta é que a parceria deve gerar uma nova divisão dentro da Nutrilatina e levará o nome da companhia europeia, em termos que não compreenderiam uma joint-venture nem uma fusão. "As conversas tiveram início no ano passado e o negócio acabou se mostrando positivo para eles, assim como para nós. A empresa vê o Brasil como um mercado muito interessante e para nós é a oportunidade de trazer algo inédito ao país."

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A Nutrilatina, empresa paranaense de suplementos alimentícios, planeja abrir uma nova fábrica voltada à produção de seu "nutricosmético" Rennovee, linha de cápsulas voltadas à nutrição da pele. A empresa não divulga o total do investimento, que será feito inteiramente com capital próprio, e nem o local exato, mas afirma que a planta estará funcionando em 2012.

De acordo com o diretor-superintendente da companhia, Mar­­cel­­­lo Lauer, há chances de a planta ficar no Paraná – onde fica a única unidade de produção da empresa –, mas também em Goiás, que vem oferecendo incentivos fiscais atraentes. A decisão final deve sair até janeiro.

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A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul confirma que há negociações em andamento, mas não divulga detalhes. A Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás diz não ter recebido nenhum contato da Nutrilatina. A possibilidade é de que a empresa esteja negociando diretamente com algum município do estado.

Planos

Depois de definido o local, a empresa ainda terá cerca de seis meses de obras para começar a operar a nova unidade e prosseguir com a ampliação do alcance do Rennovee, que também conta com um projeto de internacionalização de marca para o ano que vem. A intenção é que o produto – que possui pouquíssimos concorrentes pelo mundo – chegue com força aos Estados Unidos, Europa e Ásia, mercados, segundo Lauer, mais familiarizados com o uso dos nutricosméticos, por meio de marcas parceiras ou distribuidores estrangeiros.

Ao mesmo tempo, a Nutri­latina pretende aumentar sua abrangência no mercado doméstico. Já conhecido no Sul e Sudeste, regiões que lideram as compras do produto, o Rennovee deve chegar também aos estados do Norte e Nordeste.

Mesmo com as novidades, Lauer prega que a companhia mantenha uma "base sólida" e não arrisca prever um crescimento superior aos já significativos 35% ao ano. "Pode ser maior, mas estamos seguros com essa média", afirma. A meta da companhia é atingir o faturamento de R$ 1 bilhão nos próximos anos, não só com o Rennovee, mas outras duas linhas de produtos, uma voltada ao emagrecimento e outra aos suplementos esportivos.

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Boa parte do que está previsto em investimentos está destinado a pesquisa e desenvolvimento e marketing. Novos canais de venda estão sendo desenvolvidos e o comércio eletrônico ganha espaço. Na semana passada, a Nutri­latina lançou uma campanha em conjunto com a varejista on-line de artigos esportivos NetShoes. A ação é direcionada ao uso consciente de suplementos e também visa deixar clara a diferença dos produtos frente aos anabolizantes. Somada a um recente projeto do mais famoso produto da marca no Facebook, o Diet Shake, a plataforma on-line promete puxar novos investimentos da Nutrilatina.