A Nutrimental, empresa de alimentos com sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, deve fechar o ano com um faturamento de R$ 228 milhões, o que representa um crescimento de quase 30% em relação ao ano anterior. Para 2007, a expectativa é de aumento em torno de 20%. Se continuar nesse ritmo, a companhia deve cumprir antes do prazo sua meta de dobrar de tamanho em cinco anos, estabelecida em 2004, já que no ano passado o crescimento foi de 15%.
Para o diretor comercial da Nutrimental, Ronaldo Pinto Flor, o motivo do crescimento é a forte estratégia de marketing da empresa em marcas, produtos e inovação. "Isso alavancou o crescimento, mas também investimos em distribuição e em novas tecnologias para nosso parque fabril", explica. Segundo Flor, 6% do faturamento da companhia, o equivalente a R$ 13,7 milhões, foi usado para investimento em inovação, o que teve grande participação no crescimento. "Metade dos 30% foi fruto da inovação."
Em 2006, a Nutrimental lançou diferentes sabores e apresentou uma nova identidade visual para a Nutry, sua marca de barras de cereais e carro-chefe da empresa. A fábrica também aposta em uma variedade recém-chegada do refresco Nutrinho, solúvel em água ou leite. "Fizemos um teste em agosto em Ribeirão Preto (São Paulo), que foi um sucesso. Com leite, a bebida fica um frapê", fala Flor. O produto está nas prateleiras desde outubro, mas a ação de marketing deve começar em janeiro. A Nutrimental espera quintuplicar o volume de vendas do Nutrinho em 2007.
Outro fator que contribuiu para o crescimento da empresa, no mercado há 38 anos, foi a aquisição de uma fábrica de farinha infantil de Arceburgo, Minas Gerais, há um ano. Com isso, a Nutrimental ampliou a capacidade de produção e seu portfólio de produtos, que inclui a Farinha Láctea, o Nutrilon e o Nutron. Segundo dados do instituto de pesquisas ACNielsen, a empresa tem 1/4 deste mercado e é a 2.ª colocada no segmento, enquanto lidera no setor de barras de cereais, com a marca Nutry. "No setor de refrescos temos ainda uma pequena participação", explica Flor. Daí a possibilidade de um crescimento tão grande.