Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócio

Nutrition estreia no país com compra da Jasmine

Criada em 1990, a Jasmine obteve um faturamento de R$ 124 milhões no ano passado | Divulgação
Criada em 1990, a Jasmine obteve um faturamento de R$ 124 milhões no ano passado (Foto: Divulgação)

A compra da fabricante de alimentos saudáveis Jasmine, de Curitiba, anunciada anteontem, marca a estreia da francesa Nutrition et Santé no mercado brasileiro. A empresa, controlada pela farmacêutica japonesa Otsuka Nutraceuticals, é líder na categoria de produtos saudáveis, orgânicos e funcionais na Europa.

A empresa, que faturou R$ 1 bilhão em 2013, tem mais de 25 marcas, seis fábricas, emprega mil pessoas e tem subsidiárias na Espanha, Bélgica e Itália. Com a Jasmine, garante a liderança no mercado nacional desse setor, que é disputado por empresas como Nutrimental, Vital e Kobber. "A Jasmine é a empresa com o maior portfólio de marcas e com maior presença nesse segmento no país", diz Sergio Molinari, sócio diretor da área de foodservice da consultoria Gouvêa de Souza.

A Jasmine diz que vai manter a marca atual e planeja lançar alimentos sem glúten, orgânicos e sem açúcar da francesa no Brasil, além desenvolver outros produtos. O negócio envolveu a compra do controle – por valor não revelado – da empresa curitibana, que vinha crescendo 20% ao ano e obteve faturamento de R$ 124 milhões em 2013. Procurada, a Jasmine não concedeu entrevista sobre o assunto. Os 320 funcionários da empresa no país serão mantidos.

Para Christian Majzack, especialista em fusões e aquisições da consultoria GO4!, a Jasmine era um ativo cobiçado no mercado, principalmente por conta da sua presença no varejo, com grande capilaridade. Ao comprar uma marca já conhecida, a Nutrition já garante o espaço existente nas gôndolas dos supermercados. "E é preciso levar em consideração que, mesmo sem a economia brasileira viver seu melhor momento, o mercado de alimentos funcionais e saudáveis está em franca ascensão, já que há uma migração de consumo", diz. O desafio desse setor, no entanto, é ganhar escala para baratear os preços, que ainda são elevados.

Segundo Molinari, o mercado de alimentos com apelo saudável e funcional apresenta crescimento acima da média dos demais e alta rentabilidade. Como se trata de um mercado ainda pulverizado, a tendência é que o grupo francês opte, no futuro, por lançar produtos em novas categorias ou faça aquisições menores para "purificar o mercado".

Criada em 1990, a Jasmine surgiu da iniciativa da família do empresário Chistopher Allain e hoje tem no portfólio produtos como biscoitos, cookies, cereais, adoçantes e bebidas à base de soja. A Nutrition, fundada em 1972, é controlada desde 2009 pelo grupo Otsuka. No ano passado, o conglomerado japonês somou receitas de 1,45 trilhões de ienes (cerca de US$ 14 bilhões).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros