A NYSE Euronext disse que sua diretoria rejeitou neste domingo (10) uma oferta rival de compra feita por Nasdaq OMX Group Inc e IntercontinentalExchange Inc, e reafirmou seu plano de fusão com a Deutsche Boerse AG.

CARREGANDO :)

Em comunicado, a NYSE Euronext classificou a oferta de 11,3 bilhões de dólares da Nasdaq e ICE como "estrategicamente não atraente, com execução de risco inaceitável".

Ela também disse que outra oferta apresentada mais cedo pela alemã Deutsche Boerse, de 10,2 bilhões de dólares, "gera substancialmente mais valor de longo prazo" para os acionistas, e é "significativamente mais provável de ser fechada".

Publicidade

"Fragmentar a NYSE Euronext, sobrecarregar as parcelas com níveis elevados de dívida e destruir o capital humano inestimável seria um erro estratégico em termos da direção que os mercados globais estão tomando, e claramente não é do melhor interesse de nossos acionistas", afirmou em comunicado o chairman da NYSE Euronext, Jan-Michiel Hessels.

Não é claro como Nasdaq e ICE responderão à rejeição, se apresentarão nova proposta, ou se levarão sua oferta original diretamente aos acionistas da NYSE Euronext.

Representantes da Nasdaq e da ICE não retornaram imediatamente telefonemas e emails com pedidos de entrevista.

Ao anunciar sua oferta em 1o de abril, Nasdaq e ICE haviam estimado o valor da NYSE Euronext em 42,50 dólares por ação, 12 por cento acima da oferta da Deutsche Boerse.

Uma fusão da NYSE Euronext com a Deutsche Boerse criaria a maior bolsa financeira do mundo, mas atrairia o escrutínio de agências antitruste, dado o domínio que as duas companhias combinadas teriam sobre a negociação de derivativos e clearing na Europa.

Publicidade

Uma fusão com a Nasdaq também geraria questionamentos concorrenciais, dado que as maiores bolsas dos EUA teriam um monopólio nas listagens e dominação sobre a negociação de opções e ações.