Evan Williams, 37 anos, um dos três co-fundadores do Twitter e atual CEO da empresa, não é estreante no papel de revolucionar a comunicação como a conhecemos. Em 1999, ele criou, ao lado da programadora Meg Hourihan, a Pyra Labs, responsável pelo Blogger, primeira ferramenta popular de blogs, que foi fundamental na popularização do formato hoje popular dos diários via internet. O Blogger acabou comprado pelo Google em 2003.
Na ocasião, Williams disse à imprensa que a venda lhe daria recursos para construir uma visão na qual ele vinha trabalhando há tempos. E que parte dessa visão envolvia democratizar a criação e o fluxo de informações ao redor do mundo.
Antes do Twitter, tudo indicava que, com o Blogger, Williams já tinha atingido seu objetivo e que dificilmente existiria uma ferramenta mais prática e democrática para dispersar conteúdo do que os serviços oferecidos pelo Blogspot, site que opera o sistema Blogger.
Mas então veio a Obvious Corp., outra start-up de Williams, iniciada depois que ele deixou o Google para cuidar do Odeo, um serviço de podcasts (posteriormente vendido para uma empresa chamada Sonic Mountain). E então veio Jack Dorsey com a ideia-embrião que daria origem ao que o Twitter é hoje. Williams entrou com mais ideias e com o empreendedorismo. E a Obvious acabou colocando o site no ar. O resto da história você provavelmente já sabe.
Só não deve saber que Evan Williams errou muito antes de acertar, supostamente, duas vezes seguidas. O rapaz da pequena cidade de Clarks, em Nebraska, que cresceu na fazenda da família e largou a faculdade para fundar uma empresa com o pai em 1994, disse em um artigo no The New York Times que, quando começou, não sabia muito sobre internet, mas tinha um palpite de que seria algo grande.
Começou vendendo CD-roms com tutoriais sobre como usar a web, mas chegou a perder todo o dinheiro que o pai investiu em sua empresa arriscando em projetos que não tiveram futuro. Ao jornal americano, Williams disse ter ficado sem dinheiro por mais de 10 anos. "Eu me lembro de ter passado uma noite inteira trabalhando na minha primeira empresa, e procurando moedas perdidas entre as almofadas do sofá, na manhã seguinte, para achar algum trocado e comprar um café", conta.
A quem insiste em chamá-lo de gênio, ele diz que os episódios de sucesso de sua vida foram "acidentes bem orquestrados", credita muito do que conseguiu a um otimismo alucinado e se diz satisfeito por ter conseguido pagar o pai de volta.
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Glossário
O Twitter tem um vocabulário e alguns "códigos" diferenciados. Abaixo, um guia para entendê-los.
Arroba Para se dirigir a um usuário do Twitter em um tweet, comece a mensagem com um @ seguido do nome da pessoa a quem a mensagem se destina.
#fail Mania em toda a web que surgiu no FailBlog e foi reproduzida no Twitter. Pode acompanhar qualquer tweet que fale de uma situação de fracasso e humilhação.
#Followfriday ou #FF Usada às sextas-feiras (FollowFriday significa "SigaSexta"), essa hashtag introduz mensagem com um ou mais @s que você recomenda que sejam seguidos.
Hashtag Sempre precedida de um #, a hashtag é uma palavra-chave que acompanha o tweet e agrega posts semelhantes. Veja abaixo algumas das mais populares.
#Retweet, RT É o novo FWD, você lê uma mensagem e a considera interessante o suficiente para repassá-la aos seus seguidores, então você dá um retweet.
Trending topics São as 10 palavras (ou hashtags), mais mencionadas no Twitter em determinado momento. A lista pode ser visualizada na lateral direita do perfil de usuário.
Tweet Os posts do Twitter ficaram conhecidos, em inglês, como tweets (o pio do passarinho). Em português, um tweet também pode ser uma twittada.