O Boticário resolveu abrir lojas específicas da marca Nativa SPA. O projeto piloto, que absorveu investimentos de R$ 8 milhões, começou a ser testado com a abertura de quatro pontos de venda na última semana, entre elas a primeira em Curitiba, no ParkShopping Barigüi. O forte desempenho da linha de produtos, que foi a que mais cresceu em vendas dentro do grupo de perfumaria e cosméticos entre 2007 e 2009, deu origem ao projeto de expansão. As lojas, de 45 ou 65 metros quadrados, serão administradas por franqueados do próprio O Boticário.

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A experiência deve durar um ano e até o fim desse período o grupo pretende analisar o desempenho das vendas, e se as novas lojas não "canibalizarão" os negócios nos pontos de venda tradicionais, que continuarão a comercializar a Nativa SPA. A linha conta com 163 itens, dentre sabonetes, xampus, condicionadores e cremes.

Além da loja em Curitiba, o grupo abriu unidades Nativa SPA em Salvador e São José do Rio Preto (SP). Nos próximos dias será inaugurada a unidade de São Paulo, no Shopping Ibira­puera. Nesses locais já funcionam lojas tradicionais da rede, que tem hoje cerca de 3 mil pontos de venda no país.

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A direção da empresa não revela qual a expectativa de retorno da estratégia de abrir lojas temáticas Nativa SPA. Contudo, a diversificação de modelos de venda e de lojas tem sido a tona da estratégia do grupo para 2011. O primeiro passo foi o lançamento da marca Eudora, que vai atuar em multicanais – venda porta a porta, pela internet e em lojas. Foi criada uma nova empresa, que vai funcionar sob o guarda-chuva do grupo, para administrar os produtos da marca – são cerca de 300 itens.

O grupo O Boticário, que acaba de completar 34 anos, pretende crescer 20% em 2011. No ano passado, o faturamento atingiu R$ 1,5 bilhão na indústria e R$ 4,5 bilhões na rede de franquias.