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Miguel Krigsner, fundador de O Boticário; Andrea Mota, diretora de marketing; Artur Grynbaum, presidente; e Katya Hochleitner, gerente de serviços de marketing, no lançamento da nova logomarca | Divulgação
Miguel Krigsner, fundador de O Boticário; Andrea Mota, diretora de marketing; Artur Grynbaum, presidente; e Katya Hochleitner, gerente de serviços de marketing, no lançamento da nova logomarca| Foto: Divulgação

Com investimentos de marketing de R$ 40 milhões, O Boticário inicia, no próximo domingo, a campanha de reposicionamento de sua marca, que ganha nova logomarca. A campanha, da agência Almapp, tem como foco reforçar a identidade de O Boticário em um momento em que começa a entrar no mercado a Eudora, nova empresa de perfumaria e cosméticos do grupo, voltada principalmente para a venda direta (de porta em porta).

"Queremos mostrar que O Boticário tem produtos sofisticados, mas acessíveis" afirmou o presidente do grupo, Artur Grynbaum. A nova logomarca, que vai usar uma maior paleta de cores e elementos de caligrafia, será implantada em todas as lojas da rede dentro de um prazo de até 36 meses. A empresa tem 3 mil lojas no Brasil, e outras 100 devem ser abertas neste ano.

Venda direta

A primeira loja da Eudora será inaugurada na próxima se­­mana no shopping Morumbi, em São Paulo. Pelo menos outras duas lojas devem ser abertas na capital paulista na sequência. Em Curitiba, segundo informações de mercado, o primeiro ponto de venda será aberto até o fim do ano, mas Grynbaum desconversa: "Vamos abrir antes em ou­­tras capitais". Com 300 itens de perfumaria, maquiagem e cremes, a Eudora terá como principal mo­­delo a venda direta, no qual concorrerá com Natura e Avon.

Ao contrário de O Boticário, que opera no sistema de franquias, as lojas Eudora serão próprias e terão como foco a apresentação da marca para as consumidoras. Grynbaum afirma que a nova marca será voltada a todas as classes sociais. "Eudora terá preços e produtos para todos os bolsos", diz.

Os reflexos no faturamento do grupo, porém, só devem ser sentidos em 2012. Para este ano, o grupo projeta atingir R$ 2 bilhões em receitas, 33% a mais que o faturamento de R$ 1,5 bilhão alcançado no ano passado. "Tivemos um primeiro trimestre muito bom em vendas, com crescimento na casa dos 21% na comparação com o mesmo período do ano passado", disse Grynbaum.

Pelo menos R$ 170 milhões devem ser investidos em marketing neste ano somente na marca O Boticário, com o lançamento de cerca de 250 novos produtos. Boa parte dos itens da marca Eudora serão produzidos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, onde está a fábrica do grupo.

Para fazer frente à demanda, a empresa anunciou, no fim do ano passado, investimentos de R$ 51 milhões para ampliar mais uma vez a capacidade de produção. Está em curso, até 2012, um outro aporte, no valor de R$ 170 milhões, dos quais R$ 85 milhões já aplicados em um centro de distribuição aberto em Registro (SP).

A repórter viajou a convite da empresa

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