Elaborado pela DOM Strategy Partners, consultoria brasileira especializada em estratégia corporativa, o ranking Mais Valor Produzido (MVP) Brasil 2015 lista as 50 empresas brasileiras com maior capacidade de geração e proteção de valor do país. O Boticário, fundada em Curitiba por Miguel Krigsner em 1974, é a única paranaense na lista e ocupa o sétimo lugar neste ano. Em 2014, a empresa estava na segunda colocação, atrás apenas do Itaú Unibanco.
A geração e proteção de valor para a própria empresa, seus consumidores, acionistas, funcionários e a sociedade são estabelecidas a partir da análise da interação das companhias por meio de seus ativos tangíveis, como resultados financeiros, e intangíveis, como a reputação, credibilidade e imagem.
“O ideal é equilibrar a geração e a proteção de valores, levando em conta os ativos mais importantes para cada setor de atuação e cada natureza de negócios sem esquecer, logicamente, das estratégias da empresa e dos interesses dos seus acionistas”, explica Daniel Domeneghetti, autor do estudo e CEO da DOM Strategy.
Ao todo, 200 empresas foram avaliadas, selecionadas a partir das 1000 maiores companhias do país, com base em rankings reconhecidos como Valor Econômico e Exame.
Entre os 62 ativos avaliados para o estudo estão a e ficácia da estratégia corporativa; resultados gerados; crescimento evolutivo; valor das marcas; qualidade de relacionamento com clientes; governança corporativa; sustentabilidade; gestão de talentos; cultura corporativa e inovação, entre outros.
Metodologia
Quanto à metodologia, a consultoria se baseou no conceito EVM (Enterprise Value Management) e escolheu 22 setores da economia para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
No topo do ranking de 2015 estão três instituições financeiras – Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil – todas com notas superiores às conquistadas no ano passado, indicando melhor desempenho na geração de valor, mesmo em tempos de crise. O banco Santander, que ocupava a 30ª posição em 2014, chegou a 10ª colocação neste ano, confirmando o bom desempenho do setor financeiro.
Confira a lista completa das 50 empresas ranqueadas:
- Itaú-Unibanco
- Bradesco
- Banco do Brasil
- BRF
- Whirlpool
- Johnson & Johnson
- O Boticário
- Nestlé
- Ambev
- Santander
- Basf
- Elektro
- P&G
- CCR
- Raizen
- AES Eletropaulo
- Caixa Econômica
- Unilever
- Hospital Albert Einstein
- Coca-Cola
- TV Globo
- 3M
- Pfizer
- Fleury
- SBT
- Roche
- Samsung
- Embraer
- Sky
- Novartis
- Duratex
- CVC
- TOTVS
- RBS
- Sanofi-Aventis
- Kroton
- Philips
- Libbs
- Pearson
- JBS
- Localiza
- Carrefour
- SAP
- Ecorodovias
- Bradesco Seguros
- Natura
- BB Seguridade
- Porto Seguro
- Accor Hotelaria
- Dasa
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast