O cartão de visitas pode parecer uma relíquia da era pré-internet, mas pouca gente está disposta a se livrar dele. Quando o negócio requer um encontro cara a cara, ter um cartão à mão é importante para dar continuidade à conversa. Além disso, serve como um lembrete do serviço que a sua empresa oferece, o que pode resultar em oportunidades no futuro. A reportagem conversou com especialistas na área para reunir algumas dicas do como escolher o cartão ideal para a sua companhia um que seja notável e ajude a alavancar os negócios.
Em geral, os melhores cartões conseguem comunicar de maneira simples e impactante a atividade que o profissional ou a empresa desempenha. O diretor de arte Eduardo Quadra, da agência Young & Rubicam New York, de Nova York, foi responsável, ao lado do colega Eduardo Araujo, por elaborar um cartão para a TAM Cargo, braço da companhia aérea responsável pelo setor logístico. O produto foi pensado de uma maneira que se transformasse em uma pequena caixa, remetendo à ideia de transporte de cargas (na foto acima, à esquerda). "Fizemos alguns testes com diferentes tipos de papeis para a impressão do cartão, até chegarmos no papel craft, o mesmo utilizado nas caixas e embalagens que a TAM Cargo utiliza para o transporte de suas encomendas. O resultado foi muito bom, mas ainda faltava algo, um diferencial, algo que pudéssemos ser lembrados sempre. Foi então que surgiu a ideia de fazer um box, transformando um cartão de visitas tradicional em uma peça divertida e inusitada, uma caixinha de transporte que representa integralmente a empresa", conta ele.
Para um pequeno empresário que não possui verba para anúncios em veículos de massa, o cartão pode servir inclusive como um importante canal de comunicação, diz Renan Molin, sócio da agência de comunicação Taste, de Curitiba. Quando trabalhava na agência Master, ele criou um cartão para uma terapeuta de casais que acabou finalista do Festival de Cannes de 2008 na categoria Design. O cartão é uma imagem de um coração cortado por um lacre na horizontal. Quando retirado o lacre, o endereço e o contato da terapeuta são revelados. "Nossa missão era traduzir graficamente o serviço da terapeuta. Em geral, a terapia de casal é necessária em uma situação de emergência, quando o lacre está rompido, o coração está vulnerável, e aí surgiu a ideia do cartão", diz.
Gráfica
Ele também dá algumas dicas para quem não pretende gastar muito com o cartão. "Para não errar, faça algo simples, mas priorize a qualidade da impressão." O ideal é gastar um pouco mais e imprimir o cartão numa gráfica offset, que tem qualidade de acabamento superior às gráficas digitais. "Não vai ter problemas com cores e permite um formato diferente ou até um relevo, por exemplo."
Para Lidianne Hupfer, diretora de criação na Agência Valente, os cartões de visita não vão se render ao mundo digital. "O contato cara a cara não vai deixar de ser importante, especialmente no mundo corporativo, na hora de fechar um negócio. O relacionamento é uma das coisas mais importantes e o cartão precisa conter as informações principais para que o negócio aconteça", afirma.
Entrevista
"O importante é ser lembrado", diz diretor de arte
Ao lado do colega Eduardo Araújo, o diretor de arte Eduardo Quadra foi responsável pela criação de um cartão de visitas dos executivos da TAM Cargo, braço de logística da companhia aérea. Pelo formato inusitado, imitando uma das caixas usadas pela empresa para o transporte de cargas, o cartão ganhou diversos prêmios de design. Atualmente Quadra ocupa o cargo de direção de arte na agência Young & Rubicam New York, em Nova York, nos Estados Unidos. Ele conversou com a reportagem sobre como criar um bom cartão de visitas e a experiência na criação da peça para a TAM Cargo. Leia a entrevista:
Como você define um cartão de visitas eficiente?
Vou começar com duas perguntas. Quantos cartões de visitas você tem na sua carteira ou no seu porta-cartões? Você mantém esses cartões pelas informações contidas nele ou pelo design? Na minha opinião, um cartão de visitas eficiente é primeiramente aquele que você não joga fora -- é aquele que você quer mantê-lo seja pela informação ou pelo design. Se a pessoa que recebe seu cartão de visitas lê e o mantém, perfeito, o cartão teve sua utilidade cumprida. Se a pessoa mantém o cartão de visitas, lembra de você e faz um telefonema, eu diria que o seu cartão é eficiente. O importante é ser sempre lembrado.
O cartão tem um espaço bem limitado e busca representar quem você é. Que tipo de informações são essenciais?
Um cartão de visitas não precisa ter informações excedentes. Deve conter informações básicas de acordo com a finalidade do cartão ou a área de atuação. Por exemplo, em um cartão básico é essencial o nome, endereço, telefone e e-mail. Um cartão personalizado, dependendo da área de atuação, contém a marca da empresa, cargo da pessoa, o site da empresa e mais as informações básicas. Outros cartões personalizados podem conter somente o nome e um celular, como no caso dos autônomos, ou até mesmo o endereço do Faceboook, caso o profissional utilize essa mídia como ferramenta de trabalho.
O que é totalmente proibido, do ponto de vista do design?
Um cartão de visitas segue algumas regras básicas de design. Eu não diria que existe algo que é proibido em cartão de visitas, mas com muito bom senso todas as informações do cartão têm de ser lidas. às vezes vejo cartões com tantas informações que é praticamente impossível lê-la. Também tenho visto cartões com imagens em textos que não dão contraste. Isso causa a perda de leitura das informações essenciais. O design de um cartão pode conter um tipo de fonte itálico ou bold ou até mesmo uma imagem, mas deve ser sempre feito com muito bom gosto e coerência. Se você precisa de um cartão de visitas com um design diferente, agradável e que seja lembrado, procure sempre um bom designer. Ele é a pessoa mais indicada para fazer de seu cartão uma arte.
Pode contar um pouco sobre a como surgiu a ideia do cartão da TAM? Esse tipo de coisa é difícil de mensurar, mas depois de entregue vocês tiveram algum feedback do resultado do cartão para os executivos?
Inicialmente precisávamos criar um cartão de visitas para a equipe da presidência da TAM Cargo. Partimos para uma pesquisa para ver o seguimento e a área de atuação do nosso cliente. Essa pesquisa foi a chave para a criação do atual cartão de visitas. Começamos com os modelos básicos, retangulares e com as informações que todos os cartões contêm.Depois partimos para alguns testes com diferentes tipos de papeis para a impressão do cartão, até chegarmos no papel Craft, que é utilizado nas caixas e embalagens que a TAM Cargo utiliza para o transporte de suas encomendas. O resultado foi muito bom, mas ainda faltava algo, um diferencial, algo que pudéssemos ser lembrados sempre. Foi então que surgiu a ideia de fazer um box, transformando um cartão de visitas tradicional em uma peça divertida e inusitada, uma caixinha de transporte que representa integralmente a empresa. O resultado desse inusitado cartão de visitas foi tão grande que a produção do cartão de visitas se estendeu da presidência para todo o departamento da TAM Cargo, como gerência e departamento de marketing. Acredito que muita gente passou a conhecer e lembrar da empresa justamente por esse inusitado cartão de visitas. Virou uma obra de arte e já ganhou muitos prêmios de design no Brasil e no mundo. Também foi publicado em livros de design em Nova York, Beijing, Shanghai, entre outros. O trabalho foi uma criação feita em conjunto com Eduardo Araújo. (BB)