Dama de Ferro (2013)- Ao narrar os dias mais difíceis do mandato da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, o filme conta como se deram os anos seguintes à crise do petróleo de 1979. Durante um período de recessão, a governante se vê obrigada a tomar uma série de medidas impopulares na tentativa de recuperar o país. Entre elas, Thatcher reduziu os serviços sociais para conter gastos, promoveu uma onda de privatizações e praticamente aboliu o salário mínimo| Foto: Fotos: Divulgação

Explicar as origens e desdobramentos dos grandes eventos econômicos não é tarefa simples nem mesmo para os experts mais conceituados da academia ou para as velhas raposas do mercado financeiro. Mas em muitos casos a telona do cinema pode ser útil para explicar melhor as crises e as maluquices da economia globalizada. Confira uma seleção de filmes feita pela Gazeta do Povo para ajudar a explicar alguns dos momentos mais importantes do universo das finanças.

CARREGANDO :)

L’Intrepido (2013)

A produção italiana do diretor Gianni Amelio conta a história de Antonio, um rapaz que, sem um emprego tradicional por causa da crise econômica da Europa, ganha a vida substituindo trabalhadores que precisam faltar em seus serviços por motivos pessoais. O bico varia de pedreiro a motorista e pode durar uma jornada inteira ou apenas alguns minutos: vale tudo para ganhar uns trocados e, de quebra, manter o emprego alheio.

Publicidade

Loucura americana (1932)

Produzido na fase mais crítica da depressão americana pós-colapso de 1929, o filme dirigido por Frank Capra contra a história de Thomas Dickson, diretor de um banco que administra de forma bastante arriscada ao oferecer empréstimos a pequenos empresários americanos. A tática é vetada pelo comitê da diretoria da instituição financeira, o que gera uma onda de boatos entre os correntistas, que correm para limpar os caixas. A produção se tornou conhecida por passar, no fim, uma mensagem positiva e de confiança ao povo americano em meio a sua mais conhecida crise econômica.

Outros filmes