Às suas marcas. Recibos e comprovantes em mãos. Foi dada a largada para a maratona da declaração anual do Imposto de Renda de 2012.
No atletismo, a maratona é a prova mais desgastante e difícil dos Jogos Olímpicos, que só ocorrem uma vez a cada quatro anos. Já a maratona do IR é um desafio anual, que também exige boas doses de esforço e dedicação.
A participação nessa prova é compulsória para todas as pessoas físicas residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15 em 2011. Ao todo, serão 25 milhões de contribuintes em todo o país, sendo 1,57 milhão de paranaenses.
Outras circunstâncias que também tornam a declaração obrigatória estão detalhadas neste guia do IR 2012, preparado para ajudá-lo a percorrer todo o percurso da declaração.
Os atletas-contribuintes terão menos de um mês para completar a prova e deverão cruzar a linha de chegada até as 23h59 do dia 30 de abril. Parece bastante tempo, mas, assim como na maratona olímpica, o segredo para completar a prova são o preparo e a resistência física e mental.
Não gastar toda a energia no início ajuda, mas deixar para resolver tudo na reta final pode resultar em um fiasco ou em erros que levem a prova para a malha fina, o que pode resultar em penalidades comprometendo a restituição.
Por isso, atenção às regras do jogo e ao espírito esportivo para não ser desclassificado. Para o Leão, mais importante do que competir é declarar do jeito certo. Uma boa maratona a todos.